O que você posta não fica disponível para todos os amigos; entenda o Facebook

Muita gente fica aborrecida quando faz uma postagem que acha que vai arrasar e ter dezenas de “curtidas” ou comentários e fica frustrado quando vê que aquele “bom dia” não recebeu resposta. Isso acontece por um detalhe bem simples, o algorítimo utilizado pelo Facebook não libera sua postagem para todos os seus 3 mil amigos.

A grosso modo o sistema funciona da seguinte forma, as pessoas com as quais você mais interage (curte, marca, visita o perfil) serão as que irão ver sua postagem mais facilmente. E assim sucessivamente com seus amigos. Ou seja, se você tem um universo de 3 mil amigos, na prática vai interagir com cerca de 50. Isso mesmo. Evidente que uma postagem ou outra mais polêmica possa obter uma quantidade maior de interação, mas se não houverem “postagens polêmicas” todo o tempo, essas pessoas irão desaparecer de sua timeline da mesma forma que surgiram.

O Facebook tem um modo de visualização “padrão” e um “ver primeiro” no feed. O padrão é esse que expliquei acima, o “ver primeiro” você precisa habilitar. Ele vai indicar ao sistema que você prioriza as postagens da pessoa. E para fazer isso, o procedimento é bem simples. Se por acaso você quiser acompanhar as postagens em páginas de famosos ou de notícias, como é o caso do perfil de PAINEL POLÍTICO no Facebook, basta você entrar na página e passar o mouse sobre o ícone “Curtir” (ou se você já fez isso, passe o mouse sobre “Curtiu”). Vai abrir uma cascata e você marca a opção “Ver primeiro”, conforme a imagem abaixo:

feed1
Você também pode marcar a opção “todas as notificações”, assim receberá uma notificação de nova atividade na página, ou desabilitar todas

Agora se você quer acompanhar as postagens de seu amigo (a), o procedimento também é simples. Acesse o perfil da pessoa, passe o mouse sobre o ícone “Seguindo”, a cascata vai abrir e certamente estará habilitada a opção “Padrão”. Basta marcar a opção “Ver primeiro”, que você receberá em seu feed as postagens de seu amigo (a).

Basta marcar a opção "Ver primeiro"
Basta marcar a opção “Ver primeiro”

No mais, vale lembrar que o Facebook é uma rede social orgânica e interativa. As chances das postagens serem vistas dependem da sua atividade na timeline. Portanto, não adianta ficar com raiva e postar que vai “bloquear quem não responde”. Se você quiser uma interação maior, vai ter que pagar por isso, são as chamadas publicações impulsionadas. Mas ai é tema para outra conversa.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta