O Rappa lança versão vinil de novo álbum

Com 20 anos de carreira, O Rappa ainda tem muito o que ralar. Apesar da data comemorativa, o grupo não frequenta as paradas nacionais há um bom tempo. Pelo menos desde 2008, quando saiu 7 vezes, o último trabalho com canções inéditas. O impasse criativo parece ter sido superado. O novo álbum, Nunca tem fim, que chegou às lojas em setembro, surge não somente com a missão de encerrar o jejum, mas de reposicionar a banda carioca entre os grandes nomes da música nacional, posto que frequentou com bastante conforto à custa de Pescador de ilusões, Me deixa e outros hits. Nesta semana, a versão em vinil do álbum ganhou fôlego e o grupo começa longa turnê de divulgação.

19/06/2013. Credito: Gabriel Wickbold/Divulgação. Grupo o Rappa.

No intervalo de cinco anos, não faltaram especulações da imprensa e do público. Alguns acreditaram que a banda teria rompido de vez. Outros diziam que os projetos paralelos dos integrantes tinham ganhado espaço e os afastado temporariamente.

A explicação veio do vocalista Falcão. “Tiramos férias. Foi a primeira vez que fizemos isso. Nossa relação com o antigo empresário estava desgastada. Era como se o artista fosse ele”, desabafou, durante uma entrevista coletiva concedida recentemente no Rio de Janeiro. “Mas lavamos muita roupa suja também”, acrescentou. “Somos como uma família, com direito a brigas. Mas sempre prevalece a união, a irmandade”, completou o baixista Lauro Farias.

>> Duas perguntas // Falcão

O apelo social é uma obrigação na música de vocês?
Não, de jeito nenhum. Essa parada está na gente, é reflexo do que nós sentimos. Mas, não é minha onda ficar no palco dizendo: “Faça isso, faça aquilo”. Acho sacanagem fazer discurso. Foi uma bandeira que nos deram há 20 anos e que carregamos, mas não foi imposição nossa. Nossas letras refletem a nossa realidade. Somos de comunidades periféricas, repletas de mazelas e, claro, acabamos “musicando” esse panorama. Mas, volto a dizer, não é uma obrigação, é uma consequência natural. Não poderíamos nos omitir, mas não nos forçamos a falar sobre nada.

Muitos falaram em término. A banda chegou a cogitar a separação?
Não. Muito do que aconteceu conosco diz respeito ao nosso antigo empresário. Mas, estamos em nova fase. A pessoal que nos assessora atualmente sabe respeitar nosso espaço, nosso tempo. Entende que temos mulher, filhos, outros projetos. Todos aqui são envolvidos com uma porrada de coisas. Tiramos um tempo, fomos cuidar de trabalhos individuais. Somos uma família, com direito a discussões e muito amor. São 20 anos, cara!

 

Fonte: CorreioBraziliense

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!
Anterior «
Próximo »

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

  • twitter
  • googleplus

Deixe uma resposta

Direto de Brasília