Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

O sonho de se tornar advogado criminalista – Por Renato da Costa Cavalcante Júnior

0

Eu sou completamente apaixonado pela minha profissão. Sempre sonhei ser advogado. A minha história já trouxe o direito na minha veia e principalmente o direito penal. O destino se encarregou disso. Por ironia do destino me apaixonei por essa área da advocacia. Sem sombras de dúvidas, uma área apaixonante. Uma área que nos exige muito. Uma sustentação oral, uma audiência de instrução…um interrogatório…um acompanhamento de deflagração de uma operação…um mandado de prisão…um mandado de busca e apreensão…tudo isso mexe com o nosso emocional.

Aprendemos que não podemos nos envolver emocionalmente em uma causa que assumimos. Realmente é o correto. Mas todos esses anos atuando na área criminal confesso que ainda não aprendi essa fórmula. E sou audacioso em dizer que nem pretendo aprender. Prefiro me unir ao frio na barriga e na alma que os meus clientes sentem quando estão sendo injustiçados por uma acusação indevida. Esse frio me passa insônia e me deixa inquieto em busca da justiça desses injustiçados.

Certa vez foi dito a uma cliente minha, por um “colega”, que ela teria sido condenada no TJ-RO por eu ter problema na referida instituição. Confesso que quando ouvi esse absurdo, que isso feriu a minha alma. Mas o mais importante eu tive: a confiança da minha cliente em permanecer comigo. E Deus é tão perfeito, que a referida condenação eu consegui reverter nos tribunais superiores. E assim vamos levando a nossa vida.

Uma coisa eu aprendi e sempre levo ao pé da letra…o tempo de Deus é diferente do tempo dos homens. Como é! Não existe nada melhor nessa vida do que o sorriso daqueles que nos procuram despidos de fé e com lágrimas nos seus olhos. Só quem convive com isso é capaz de entender o que eu estou me referindo. Por isso que amo tanto essa profissão indispensável na vida do ser humano que é a ADVOCACIA!

Que a justiça sempre seja feita!


Renato da Costa Cavalcante Júnior – Especialista em Ciências Criminais. Advogado criminalista.

Comentários
Carregando