Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Obama pressiona Putin por investigação de queda do MH17

0

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aumentou nesta segunda-feira a pressão sobre o presidente russo, Vladimir Putin, para que force os separatistas pró-Rússia a suspender o bloqueio à investigação internacional sobre o abate de um avião de passageiros na semana passada.

Em um pronunciamento na Casa Branca, Obama disse que os separatistas apoiados pela Rússia no leste da Ucrânia continuam a manter os investigadores afastados do local em que o avião da Malaysia Airlines caiu, às vezes disparando tiros para o alto.

“O que estão tentando esconder?”, questionou Obama. “O que precisamos é de acesso imediato e sem obstáculos ao local”, acrescentou o líder.

Obama disse que Putin tem responsabilidade direta em fazer os separatistas cooperarem com as investigações e que cabe agora a Moscou insistir que os separatistas parem de bloquear a investigação.

“O presidente Putin disse que é favorável a uma verdadeira investigação, mas essas palavras devem ser seguidas por atos: cabe à Rússia insistir para que os separatistas (…) assegurem aos investigadores um acesso imediato e completo ao local da catástrofe”, declarou Obama, que denunciou o caos reinante na região, um verdadeiro “insulto” às famílias das vítimas.

Fonte: Terra

Comentários
Carregando