Obra de jusfilósofo italiano une política e direito

In Literatura

Edipro publica o clássico A teoria das formas de governo – na história do pensamento político, do Mâitre-à-penser Norberto Bobbio

A Edipro, editora especializada em publicações jurídicas, lança A teoria das formas de governo – na história do pensamento político, do especialista em teorias sociopolíticas, o italiano Norberto Bobbio.

Considerado um dos maiores pensadores do direito contemporâneo, Bobbio tem uma prosa de fascínio próprio, pelo fato da vasta erudição e a clareza positiva buscada com consciência em seus discursos, e estas características transformaram o autor uma referência nos estudos na área.

Esta obra é originada de um curso universitário que o escritor ministrava em uma universidade de Turim. Leva a discussão acerca das teorias do governo a um nível mais complexo, pois traz textos clássicos, que se fundem e contrapõem, abrangendo a teoria política e a teoria jurídica.

Com uma visão sistemática, o autor demonstra os conceitos, apresentados ao longo dos séculos, das formas de governo e o impacto que cada modelo surtiu na definição da esfera relativamente autônoma da ação humana, a saber e a ação política.

A passagem de uma forma para outra parece de modo predeterminado, necessária e inderrogável. A obra discorre sobre a teoria geral sob o prisma das formas de governo. Deste modo, a política aparece em seu caráter específico, que é preciso tratar com cuidado para não se tornar expressão mecânica de relações que se dão fora de seu âmbito.

A teoria das formas de governo – na história do pensamento político é uma das obras mais importante de Norberto Bobbio, didática e discute o tema de forma enriquecedora abordando diversos pensadores clássicos, como Platão, Aristóteles, Políbio, Maquiavel, Bodin, Hobbes, Vico, Montesquieu, Hegel e Marx. Neste sentido é imprescindível que seja fonte de pesquisa para os estudiosos e interessados pelo assunto.

Sobre o autor: Mâitre-à-penser (mestre do pensamento) do século XX. Foi assim que o jornal francês Le Monde se referiu ao jusfilósofo Norberto Bobbio. Nasceu em Turim, em 18 de outubro de 1909. Formou-se em Filosofia e Direito, e foi jornalista e professor emérito das universidades de Turim, Paris, Buenos Aires, Madri e Bolonha. “Cada vez sabemos menos”, essa é uma das impactantes frases deste grande pensador que publicou mais de 20 obras e foi um apaixonado por teoria política e direitos individuais. Na Segunda Guerra Mundial, Bobbio fez parte do movimento de Resistência, ligando-se a grupos liberais e socialistas que combatiam a ditadura do fascismo. Foi um ponto de referência no debate intelectual e político de seu tempo, e continua a ser para aqueles que defendem a democracia. Em 1984 foi nomeado senador vitalício pelo presidente italiano Sandro Pertini, e faleceu em 2004, aos 95 anos.

Tradução: Luiz Sérgio Henriques – é tradutor e um dos editores das Obras de Antonio Gramsci, em português. Com Giuseppe Vacca e Alberto Aggio, organizou o volume Gramsci no seu tempo (Contraponto & Fundação Astrojildo Pereira, 2010). Na Fundação Astrojildo Pereira, dirige a coleção Brasil & Itália. Traduz autores de orientação marxista ou do campo humanista, como o próprio Norberto Bobbio, Primo Levi, Silvio Pons e Giuseppe Vacca. Colabora, entre outros veículos, na revista Política democrática e no Estado de S. Paulo. Desde 1998, edita o site Gramsci e o Brasil (www.gramsci.org).  

Ficha técnica:

Autor: Norberto Bobbio

Tradução: Luiz Sérgio Henriques

Páginas: 208

Tamanho: 14x21cm

ISBN: 978-85-7283-992-1

Preço: R$ 49,00

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!

You may also read!

Vazamento de fotos íntimas da cantora Demi Lovato reforça importância da aprovação de lei brasileira para coibir esta prática

Vazamento de fotos íntimas da cantora Demi Lovato reforça importância da aprovação de lei brasileira para coibir esta prática

Espalhe essa informação Para o advogado, embora o projeto também proteja os homens, são as mulheres as que mais

Read More...
Após vistoria, Adriana Ancelmo deve voltar para casa nesta quarta

Após vistoria, Adriana Ancelmo deve voltar para casa nesta quarta

Espalhe essa informação Ex-primeira dama ganhou o direito de cumprir prisão domiciliar, no Leblon. Na terça-feira, PF vistoriou o

Read More...
Justiça garante reintegração de posse de casas populares à prefeitura de Machadinho

Justiça garante reintegração de posse de casas populares à prefeitura de Machadinho

Espalhe essa informação Há mais de 15 dias, essas casas que fazem parte do programa do governo Federal foram

Read More...

Deixe uma resposta

Mobile Sliding Menu