Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

OCB/Sescoop-RO promove desenvolvimento e formação de cooperativas

0

O Sistema de Organizações das Cooperativas Brasileiras no Estado de Rondônia (OCB-RO), através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-RO), tem intensificado o trabalho de identificação e construção de novas cooperativas, formação profissional dos cooperados e ações sociais em todo Estado.

Através do Programa de Acompanhamento à Gestão Cooperativa (PAGC), que verifica se um grupo apresenta condições de se transformar em cooperativa, e do Programa de Desenvolvimento à Gestão Cooperativa (PDGC), que dá suporte e qualificação profissional aos cooperados, o Sistema OCB/Sescoop-RO já auxiliou inúmeras cooperativas de Rondônia na organização, administração e execução de suas atividades.

Na semana passada o analista de cooperativismo e monitoramento do Sistema OCB/Sescoop-RO, Elder Fernando de Souza Rodrigues, esteve em Seringueiras, entre os dias 14 e 15, para coordenar a reunião de prestação de contas de sócios e supervisionar a assembleia anual da Cooperativa de Produtores Rurais do Vale do Guaporé de Seringueiras, Coopervags.

Criada há quase quatro anos, a Coopervags é uma cooperativa agrícola, que tem como principal atividade a produção de urucum e cará, que tanto abastece o mercado interno, como também é comercializada para o estado de São Paulo.

“A Coopervags é um excelente exemplo de um grupo de produtores que se mobilizou, formou uma cooperativa, cresceu de forma integrada e sustentável e conseguiu, através do Sistema OCB-Sescoop-RO, atuar como agentes de estabilização no mercado, suprimindo a ação dos atravessadores”, disse Elder Rodrigues.

O analista de cooperativismo e monitoramento do Sistema OCB/Sescoop-RO, também visitou no dia 17 deste mês, em Nova Brasilândia, um grupo de agricultores interessados em desenvolver atividade econômica no universo cooperativo. Eles trabalham com fruticultura (açaí, acerola, cupuaçu) e querem alcançar o mercado de polpa de frutas, de forma coletiva.

O primeiro passo dado por Rodrigues foi orientar os produtores, através do Programa de Orientação Cooperativista (POC), que tem como proposta analisar a viabilidade de se constituir tal cooperativa e preparar o grupo para fazer parte de cooperativas de forma consciente e responsável.

A primeira parte do processo de construção é explicar o que é uma cooperativa, mostrar como funciona e quais os caminhos que se tem que percorrer, na questão da legislação, para constituir a cooperativa.

“Nosso papel é mobilizar várias pessoas que não conseguiam sozinhas realizar o que precisavam e dar suporte para que esse grupo venda ou compre um produto em escala com custos reduzidos”, disse Rodrigues.

Formação de cooperativa – As cooperativas tem que ser formadas por, no mínimo, 20 pessoas. Com exceção das cooperativas do ramo trabalho (abrange todas as categorias profissionais, menos as de professores, de saúde e de Turismo e Lazer, organizadas em ramos específicos) que, conforme a Lei 12.690, pode ser formada por sete sócios.

Informações – Os interessados em formar cooperativas devem buscar orientações na sede do Sistema OCB/Sescoop-RO, Rua Quintino Bocaiúva, 1671, São Cristóvão, Porto Velho –RO. Fone: 3224-6116

Comentários
Carregando