Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

OMS afirma que risco de infecção da zika é “baixo” no Rio

0

A Diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse nesta sexta-feira que “o risco de infecção do vírus da zika é baixo e administrável, desde que sejam tomadas as medidas adequadas” nos Jogos Olímpicos que começam no próximo dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro. “Sei que as pessoas estão preocupadas com a zika, e é uma preocupação muito legítima”, disse Margaret, durante entrevista coletiva em Pequim.

A diretoria da OMS quis, no entanto, desfazer temores pelo contágio ou expansão da zika durante os Jogos do Rio e como prova disso afirmou que viajará para a cidade na próxima semana. “Cada semana, aprendemos algo novo da doença. Há um certo nível de incerteza”, admitiu Margaret Chan, que disse, portanto, “é importante para atualizar as informações e recomendações em tempo hábil”.

Ela disse que atualmente, “está muito claro e há consenso entre os cientistas que a zika está relacionada com bebês com microcefalia e outras condições neurológicas”. “A OMS aconselhou que as mulheres grávidas ou as que planejam uma gravidez que não viajem para lugares onde haja riscos de transmissão da zika. Para os esposos ou companheiros que precisam viajar, é recomendável que façam um teste ao retornar”, advertiu.

Comentários
Carregando