Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

ORVAL a Cerveja para homenagear as mulheres cervejeiras de Porto Velho

0

Orval significa o Vale do Ouro

Em 2013 a Orval anunciou a saída do seu mestre-cervejeiro,Jean-Marie Rock.

Seu substituto, uma mulher, Anne-Françoise Pypaer, pela primeira vez na história de uma cerveja trapista, uma mulher fazendo a cerveja.

Antes de virar mestre-cervejeira Anne-Françoise Pypaert, passou duas décadas de trabalhos prestados no laboratório do mosteiro.

A nomeação de uma mulher, não entra em conflito com as regras restritas para a fabricação de uma cerveja trapista.

“Goût d´Orval”

Uma trapista repleta de lendas e histórias muito interessantes. Por esse motivo, ela merece uma matéria completa.

Há mais de 900 anos, os monges Beneditinos viajaram da Calabria até a Bélgica, onde criaram, no estonteante vale Gaumy o seu monastério. Entretanto, eles não duraram muito e meio século depois, a ordem Cisterciana restabeleceu o monastério como Abbaye Notre Dame d´Orval (Abadia de Nossa Senhora Orval).

Orval significa o Vale do Ouro

O nome vem de uma lenda onde a condessa de Toscana, Matilda (será que a Pale Ale da Goose Island veio dela?) perdeu um anel dourado em uma lagoa próximo ao lugar onde se situava a abadia. Então ela ajoelhou na beira da lagoa e rezou (seguindo o velho ditado) para que seu anel voltasse a ela, prometendo que ela construiria um monastério ali, caso o desejo fosse realizado. Então, milagrosamente, uma truta saltou da água com o seu anel na boca. A princesa manteve sua promessa e construiu a Abadia de Nossa Senhora Orval. A truta ostentando o anel na boca, ainda é o rótulo da belíssima garrafa da cerveja Orval.

O problema foi que a condessa esqueceu-se de pedir proteção ao seu monastério. A Europa Medieval era um lugar muito violento. Com o tempo ela acabou sendo bombardeada e arruinada pelas guerras. No desfecho do Séc XVIII, Orval acabou saqueada e destruída.

Em 1926, a Ordem Trapista levantou um novo monastério em meio as ruínas da velha Orval. E claro, em 1931, construíram uma cervejaria para aliviar os problemas financeiros da reforma da abadia.

O diretor comercial da Orval, François de Harenne é descendente da Condessa Matilda. Sua família, por um tempo, era bem afortunada, mas, fazendo jus à promessa da Condessa, a família doou sua fortuna para reconstruir a Abadia Orval na década de 30.

Diferentemente das outras cervejarias trapistas, a Orval produz uma única cerveja. Esta é muito famosa pelo o que os monges e entusiastas da cerveja referem-se como goût d´Orval. Goût literalmente significa sabor, ou paladar, mas uma melhor tradução poderia ser “essência” ou até mesmo “espírito”. Orval tem um sabor reverenciado não apenas na Bélgica como em todo o mundo, pois não há nada que seja parecido com ela.

Conheça a loja Mestre-Cervejeiro.com referência local e nacional na promoção de todos os aspectos da Cultura da Cerveja
Conheça a loja Mestre-Cervejeiro.com referência local e nacional na promoção de todos os aspectos da Cultura da Cerveja

Talvez isso se deva ao fato dela ser feita com uma mistura de diferentes cevadas européias, especialmente maltadas de acordo com a especificação do mestre-cervejeiro. Depois de uma adição de açúcar especial, ela leva uma série de fermentações. A primeira é realizada por uma levedura ale normal. Já a segunda, consiste em uma mistura de dez diferentes cepas de fermento. Após esse estágio, lúpulos secos são finalmente adicionados e a cerveja é posta para descansar e evoluir pelas próximas nove semanas em uma cela com temperatura controlada.

Como todas as cervejas que são fermentadas na garrafa, a Orval também muda com o passar do tempo. Cada degustador tem o seu tempo preferido para abri-la e aproveitar melhor a sua bebida.

· Nome: Orval
· País de Origem: Bélgica
· Fermentação: Ale (alta temperatura)
· Estilo no BJCP: 16E – Belgian Speciality Ale
· Características: Forte, frutada, condimentada e complexa.
· Ingredientes: Água,Malte, Lúpulo, açúcar e leveduras.
· Teor Alcoólico: 6,2 %ABV
· Temperatura Ideal: 12 a 14C
· Harmonização: Peixes Oleosos e Gordos (porque não uma truta?)/ Molhos Cítricos/ Cogumelos
· Envase Avaliado: 330ml (único existente)

UMA CERVEJA ESPECIAL PARA UMA SEMANA DA MULHER.

Comentários
Carregando