Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Outubro Rosa encerra com multirão de mamografia em Vilhena

0

vilhenaoutubrorosaO mutirão referente a campanha Outubro Rosa começou na manhã dessa quarta-feira ( 30), com atendimento as mulheres que aguardavam a realização da mamografia no município de Vilhena. Essa ação faz parte da mobilização internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, mês oficialmente dedicado a conscientização ao câncer de mama.

Devido a grande procura no atendimento, a Prefeitura Municipal resolveu encerrar a campanha zerando a fila de espera, concedendo o atendimento a todas as que procurarem o exame de mamografia.

A Central de Regulação está fazendo contato com todas as mulheres que estão agendadas para mamografia. A abertura aconteceu nessa quarta-feira 30 de outubro, e deve se estender até zerar a fila, essa é a proposta da Secretaria Municipal de Saúde-Semus. A solenidade que marcou a abertura dos trabalhos contou com a presença da primeira dama e secretária de Assistência Social, Lizangela Rover, já que os exames tem sido realizados no Centro de Atendimento ao Idoso (CATI).

Aproximadamente 80 mamografias, e 30 preventivos de colo de câncer de útero serão realizados por dia, segundo a Secretaria de Saúde. A estimativa é de que pelo menos 800 mamografias serão feitas nos próximos dias.

Para a vilhenense Inair Tereza Zanardi, de 47 anos que já tinha sua mamografia agendada, conta que precisa estar atenta e prevenida, e realiza anualmente o preventivo de colo de útero e mamografia. “Na minha família já existe um histórico de câncer de garganta e de colo de útero por essa razão desde os 40 anos faço o acompanhamento anual. Já tive algumas complicações no útero por isso não descuido de maneira alguma, e oriento outras mulheres dando informações e esclarecimentos sobre essa e outros doenças”, explica Inair.

Aproveitando o mutirão, a Secretaria de Saúde deslocará uma equipe técnica para coleta de preventivo de câncer de colo de útero e um médico ginecologista, para orientar as mulheres com possíveis alterações detectadas.

O prefeito Rover enfatizou a importância de zerar a fila de espera, as mulheres terão um diagnóstico precoce e diminuirá a angústia da fila de espera pelo exame. “Estamos atentos às necessidades da população, principalmente das mulheres, compreendendo que tanto o câncer de mama como o do colo de útero, tem ceifado centenas de mulheres”, finalizou.

 

Fonte: Semcom

Comentários
Carregando