PEC quer proibir concurso público exclusivo para cadastro reserva

In Política
Espalhe essa informação

Se aprovada, a proposta também proibirá a realização de novo concurso enquanto houver candidatos aprovados em seleção anterior

É comum ver editais em que o número de vagas imediatas é bem inferior ao banco de espera. O popular cadastro reserva causa ansiedade e, em alguns casos, frustração nos que buscam uma vaga no serviço público. Pensando nisso, tramita no Senado Federal uma proposta de emenda à Constituição que proíbe concursos apenas com cadastro reserva, a PEC nº 29/2016.

O projeto, que tem objetivo de alterar o artigo nº 37 da Constituição, prevê que a quantidade de vagas destinadas à formação do cadastro reserva será limitada a 20% dos correspondentes cargos ou empregos públicos vagos. Além disso, caso a PEC seja aprovada, será proibida a realização de um novo concurso enquanto houver candidatos aprovados em seleção anterior, desde que esteja no prazo de validade.

O autor do projeto, senador Paulo Paim (PT-RS) saiu em defesa dos concurseiros que viajam o país inteiro em busca de uma vaga, conseguem ser aprovados, mas não são chamados.  “As pessoas pagam, deslocam-se pelo Brasil todo e depois fazem novamente para cadastro de reserva. Não dá. Criou-se uma indústria de concursos neste país”. A PEC está na Comissão de Constituição e Justiça aguardando parecer.

Com informações da Agência Senado

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!

You may also read!

PRF está multando motoristas

Cinco policiais rodoviários federais são presos por cobrar propina de motoristas

Espalhe essa informação A força tarefa composta por aproximadamente 100 policiais (50 Policiais Rodoviários Federais e 50 Policiais Federais)

Read More...

Por que a América Latina é a única região do mundo onde o islã não cresce

Espalhe essa informação O islã é a religião que mais cresce no mundo. Espera-se que, até o final do

Read More...
Temer analisa medidas para anular depoimentos da Odebrecht

Odebrecht entrega extratos com propina de US$ 65 milhões acertada com Temer

Espalhe essa informação Ouça a reportagem da CBN Os comprovantes são de uma propina que delatores dizem ter sido

Read More...

Deixe uma resposta

Mobile Sliding Menu