Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Perfil no Facebook mostra imagens deprimentes de praça em Porto Velho

0

Vídeo foi feito pelo coletivo Kaus PVH na praça Jonathas Pedrosa

A praça Jonathas Pedrosa em Porto Velho, capital de Rondônia virou uma verdadeira zona desde que a prefeitura irresponsavelmente permitiu que dezenas de vendedores ambulantes ocupassem o espaço para venda de bugingangas, vídeos e produtos piratas impunemente.

Em fevereiro de 2015, a coluna PAINEL POLÍTICO fez um apelo para que o Ministério Público de Rondônia adotasse uma postura em relação ao problema e a resposta foi o silêncio. Um vídeo feito pelo coletivo Kaus PVH foi postado no perfil do grupo no Facebook e mostra imagens deprimentes do local, que lembra uma feira de alguma cidade da África subsaariana.

A praça Jonathas Pedrosa foi construída em 1915 pelo então Superintendente Fernando Guapindaia de Souza Brejense, em autorizado pelo Conselho Municipal (equivalente a Câmara). Foi edificada sobre o charco barreiro das antas devidamente aterrado, conforme o projeto do construtor José Ribeiro de Souza Junior por ele executado.

  • Ambulantes tomam praças e ruas da região central de Porto Velho 

    Era atravessada em sua parte central por um trecho da rua José Bonifácio, interligando a rua Barão do Rio Branco à Avenida Sete de Setembro, esta interrompida por uma grande e profunda cratera alagada pelas águas do igarapé Favela, formando um imenso charco compreendido entre as ruas Barão do Rio Branco ao norte, a Prudente de Morais ao oeste, General Osório ao leste e a sete de Setembro ao sul. O trecho dava continuidade do trânsito da sete de Setembro, prosseguindo pela Rua Barão do Rio Branco até a confluência com Rua Gonçalves Dias, retornando à Sete de Setembro em sua continuidade. (Essa cratera foi aterrada pelo governador do Território Cel. Ênio dos Sando Pinheiro, permitindo livre trânsito em todo percurso da avenida Sete de Setembro).

    Imagem da praça Jonathas Pedrosa
    Imagem da praça Jonathas Pedrosa

    Concluída a construção da praça, solenemente inaugurada, sendo denominada praça Amazonas e as calhas dáguas anexas,

    No transcurso dos anos foram executadas reformas entre as quais a unificação das duas quadras, instalação de equipamento modernos de iluminação, jardinagem e outros bens públicos, a tornando aprazível ponto de convergência da população.

    Havia um constante zelo por sua manutenção higiênica e sua segurança, na década de 50  um empresário instalou em seu redor um posto de gasolina, por sua inconveniência e o risco que representava, foi determinada sua desativação. (informações do historiador Abnael Machado).

Comentários
Carregando