Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Pesquisa inédita detectará câncer de pulmão de forma precoce

0

O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (Iiepae) começou um trabalho inédito na América Latina com pacientes que fumam para detectar precocemente o câncer pulmonar a partir da execução da tomografia computadorizada de baixa dosagem (TCBD), análise que pode ser feita com mais frequência por causa da menor exposição à radiação.

Esta pesquisa é importante para pacientes fumantes, pois abre a possibilidade de realizar o exame em pouco espaço de tempo, o que ajuda muito no diagnóstico precoce da doença”, diz o mestre e doutor em oftalmologia Cláudio Luiz Lottenberg, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, de acordo com o hospital.

Com esse exame, também se pode revelar outras afecções que decorrem do tabaco antes da exteriorização.

Toda a apreciação dos testes é realizada por um grupo interdisciplinar constituído pela radiologia, pneumologia e cirurgia torácica.

“A presença desses profissionais é fundamental no momento do diagnóstico e avaliação das possíveis anormalidades dos resultados que podem representar tanto falso-positivos quanto falso-negativos”, afirma o diretor-geral do Instituto Tórax e coordenador de Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva (CTMI) do Einstein, Ricardo Sales dos Santos.

Do estudo, ainda fazem parte os médicos-radiologistas Marcelo Funari, Rodrigo Caruso e Fernando Kay, do Hospital Israelita Albert Einstein, além de cientistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O teste é apropriado para fumantes ou ex-fumantes que interromperam o vício há menos de 15 anos, com faixa etária entre 55 e 74 anos, e sem alterações expressivas na saúde.

Fonte: Exame

Comentários
Carregando