PF arquiva mais um inquérito da Lava-Jato contra Raupp

É o segundo arquivamento de inquérito da Lava-Jato contra o senador em menos de um mês

A Polícia Federal concluiu pela inexistência de crimes do senador Valdir Raupp (PMDB) na Operação Lava Jato e pediu ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento de mais um inquérito contra o parlamentar. O relatório policial foi enviado ao STF, nesta terça-feira, 29.

É a segunda vitória do senador Valdir Raupp, em menos de um mês, em que a Policia Federal afirma que não há nenhuma participação do senador nas denúncias mentirosas feitas por delatores envolvendo a BR Distribuidora.

O senador afirmou que recebe “com serenidade a decisão da Policia Federal em inocentá-lo” e espera que as demais investigações sejam arquivadas para continuar trabalhando, em Brasília, e defender o desenvolvimento do estado de Rondônia.

“Compartilho o sentimento de respeitar as decisões da Justiça, e agradeço aos rondonienses por acreditarem no meu trabalho, em Brasília, na busca de mais investimentos para o estado”, disse Raupp.

O inquérito foi aberto com base na delação premiada de Nestor Cerveró, ex-diretor financeiro da BR Distribuidora. Agora a Procuradoria-Geral da República deve analisar o relatório e decidir se pede arquivamento ou se faz uma denúncia.

A defesa de Raupp comemorou. “A conclusão do inquérito confirma, mais uma vez, as inconsistências nas denúncias dos delatores. Informações mentirosas e delações produzidas sob pressão não devem prevalecer. O senador está tranquilo e manterá esta conduta enquanto tiver que ser chamado a responder a tais mentiras”, diz o advogado Daniel Gerber, que representa o senador.

O advogado destacou que recentemente houve uma outra manifestação da PF — em um outro inquérito aberto no âmbito da Lava Jato para apurar se ele atuou em favor de uma empreiteira – apontando que não via indícios de que o senador teria cometido o crime de corrupção passiva. A PGR ainda não se manifestou neste inquérito sobre o possível arquivamento.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta