A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (14/05) a Operação Radar, com o objetivo de desarticular organização criminosa que fraudava o Sistema Financeiro Nacional, realizando operações fraudulentas tanto de câmbio simplificado quanto em realizar remessas de valores ao exterior pela sistemática do dólar cabo, gestão fraudulenta de instituição financeira, bem como ocultação e dissimulação do proveito econômico dessa atividade através de estruturação de operações de câmbio e ocultação de valores em espécie e através da constituição de empresas em nome de terceiros.

Estão sendo cumpridos oito mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio judicial de vinte contas bancárias. As diligências ocorrerem em Itajaí, Balneário Camboriú, Joinville e Dionísio Cerqueira/SC.

Segundo apurado até o momento, a organização movimentou cerca de R$ 86 milhões em operações suspeitas.

Numa segunda etapa serão aprofundadas as investigações quantos às pessoas físicas e jurídicas que operaram junto a esse sistema financeiro paralelo, podendo acarretar em novos indiciamentos por lavagem de dinheiro e/ou evasão de divisas além de outros crimes.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário