Plataforma digital Youse é proibida de vender seguros e renovar apólices

Em Direito do consumidor
Plataforma digital Youse é proibida de vender seguros e renovar apólices

Juízo da 10ª vara Federal do RJ deferiu liminar com a determinação.

O juiz Federal Alberto Nogueira Júnior, da 10ª vara do RJ, deferiu liminar, determinando que a Youse, uma plataforma digital de vendas de seguros da Caixa, cesse “qualquer ato de divulgação, colocação de produtos ou oferecimento de serviços, novas contratações ou renovação de contratos, e de recebimento de valores”.

“Os consumidores não podem ser deixados em estado de insegurança e de risco, sem que os produtos oferecidos e os serviços prestados os sejam por profissionais devidamente habilitados por lei (corretores de seguros) e ausente qualquer fiscalização concreta e efetiva da SUSEP sobre como esses produtos e serviços vêm sendo oferecidos aos consumidores, se Youse Seguradora tem capacidade econômico-financeira para honrar os contratos firmados, e assim por diante.”

Lançada recentemente, a plataforma Youse disponibiliza a venda de seguros de automóvel, vida e residencial de maneira totalmente online, sem a intermediação de corretores. A iniciativa, entretanto, desagradou muitos profissionais da área, e o caso foi parar no Judiciário. A ação em questão foi ajuizada pela Federação Nacional dos Corretores de Seguro.

O magistrado, em sua decisão, destacou que a extensão da liminar de abstenção alcança todo o território nacional. Segundo o juiz, como a divulgação dos produtos e serviços da plataforma está sendo feita via internet, não há como se pretender que o efeito seja limitado territorialmente ao âmbito da seção judiciária do RJ, se o público consumidor destinatário espalha-se por todo o território nacional.

Em caso de descumprimento da decisão, a Caixa ficará sujeita à multa diária de R$ 10 mil.

Processo: 0164889-40.2016.4.02.5101

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!

Leia também!

PSB decide não ter candidato à presidência da Câmara

PSB decide não ter candidato à presidência da Câmara

Partido elabora carta de compromissos para ser assinada pelos postulantes à cadeira. A bancada do PSB da Câmara deixou

Read More...
Ex-assessor de Cabral pede prisão domiciliar por medo de rebelião

Ex-assessor de Cabral pede prisão domiciliar por medo de rebelião

Defesa de Luiz Carlos Bezerra afirma que presídio Bangu 10 se tornou ‘barril de pólvora’ com chegada de presos

Read More...
Atirador do aeroporto da Flórida tem fiança negada

Atirador do aeroporto da Flórida tem fiança negada

De acordo com jornal, a promotoria informou que Santiago frequentava sites “obscuros” para se comunicar com jihadistas e simpatizantes

Read More...

Deixe uma resposta

Menu slide para smartphones