fbpx
Polícia e MP investigam grupo de servidores do DF por fraude em vistoria de ônibus

A Polícia Civil e o Ministério Público do Distrito Federal fazem uma operação nesta sexta-feira (1º) para apurar a existência de uma organização criminosa envolvendo servidores públicos da Secretaria de Mobilidade por fraudar a vistoria de ônibus. Segundo as investigações, as irregularidades afetam principalmente cooperativas.

Ao todo, são cumpridos 14 mandados de prisão temporária e 16 de busca e apreensão. Também há dois mandados de condução coercitiva – quando a pessoa é levada a depor. O G1 tenta contato com a Secretaria de Mobilidade.

As apurações indicam que os funcionários do setor de fiscalização da secretaria estariam recebendo propina para deixar de vistoriar coletivos que não poderiam mais circular. A pasta se chama Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (Sufisa).

Batizada de “Checklist”, a operação ocorre de forma simultânea em Planaltina, Samambaia, Park Way, Ceilândia, Vicente Pires, Paranoá e Recanto das Emas.

Alvo da operação Checklist em carro com investigadores (Foto: TV Globo/Reprodução)

Segundo os investigadores, parte dos investigados pedia dinheiro para liberar o “selo de vistoria” a cooperativas que quisessem manter os automóveis rodando e livres de fiscalização. Na prática, o selo dizia que o veículo tinha perfeita condição de circular, mesmo sem ser o caso.

A cobrança de propina teria se tornado corriqueira no setor, apontam as denúncias. Nas vistorias, são analisados pontos como eixo, motor, pneu, óleo, pintura, catracas, elevadores e validadores.

Os alvos são Willians Fonseca, Willian Ney Rosa, Edson Sousa de Oliveira e Carlos Pereira Rosa. Presidentes de cooperativas e o cabo eleitoral Valdir Luiz França são apontados como “corruptores”. França é explorador de transporte clandestino em Planaltina. O G1 não localizou a defesa deles.

A operação é realizada pela 2ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e pela Coordenação de Repressão a Crimes contra Fraude (Corf), da Polícia Civil.

Fonte: g1/df

Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Deixe uma resposta