Polícia faz operação contra a pedofilia em 24 estados e no DF

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) cumpre cerca de 15 mandados de busca no Plano Piloto e em outras cinco cidades

A segunda fase da Operação Luz na Infância – a qual combate pedófilos agindo em todo o país, disseminando fotografias de crianças e adolescentes em cenas de sexo – foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (17/5). Cerca de 2 mil policiais cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão em 24 estados e no Distrito Federal.

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) cumpre cerca de 14 ordens judiciais de busca no Plano Piloto e em outras 10 regiões administrativas. O objetivo dos investigadores era encontrar materiais pornográficos envolvendo menores de idade. No balanço parcial, 80 pessoas foram detidas no país, sendo duas em Brasília: na Asa Norte e no Cruzeiro Velho.

No DF, a ação contou com a participação de 95 policiais, entre delegados, peritos criminais, agentes e escrivães de polícia. Computadores, mídias, pendrives e outros dispositivos eletrônicos serão apreendidos pelos policiais nas residências dos suspeitos.

Em 20 de outubro de 2017, o Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou a primeira fase da operação. Na época, as autoridades mobilizaram 1,1 mil agentes para cumprir mandados de busca e apreensão em 24 estados e no DF.

Segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), foi das maiores ações mundiais contra a pedofilia. Os alvos foram identificados após seis meses de investigações conjuntas da Senasp com agências de inteligência das secretarias estaduais de segurança pública e polícias civis, com a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos.

Luz na Infância
A operação foi intitulada Luz na Infância por serem bárbaros e obscuros os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Os acusados deste tipo de delito agem nas sombras da internet e devem ter suas condutas elucidadas e julgadas, como a de qualquer criminoso.

Fonte: metropoles

 

Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Deixe uma resposta