Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Policiais civis do DF viajam aos EUA com diária paga por emenda parlamentar

0

Policiais civis do Distrito Federal viajaram para uma competição esportiva nos Estados Unidos com dinheiro de emenda parlamentar para custear as diárias. O total ultrapassa R$ 1 milhão. Eles participam dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros em Los Angeles, que ocorre a cada dois anos.

A edição deste ano começou na última terça (8) e vai até a próxima semana. O grupo de civis foi o único a viajar graças às emendas. Policiais militares e bombeiros não foram contemplados, e viajaram por conta própria. Durante dez dias, eles vão competir em diversas modalidades: natação, atletismo, vôlei, crossfit, futebol, entre outras.

A emenda é do deputado distrital e policial civil Wellington Luiz (PMDB). Em nota, ele disse se orgulhar de ser útil ao esporte e a um evento, que, segundo ele, é mais do que uma competição. “É um intercâmbio das forças policiais e de bombeiros de todo o mundo.”

Para o especialista Gil Castello Branco, da ONG Contas Abertas, nada explica a viagem ser paga com dinheiro público. Ainda mais em um momento em que o DF tem dificuldade para custear mateiral escolar, hospitalar e afins.

Fachada da direção da Polícia Civil do DF (Foto: TV Globo/Reprodução)

“É totalmente descabido porque a emenda parlamentar é de recursos públicos. Tão públicos como se o dinheiro saísse dos cofres do governo do DF ou mesmo da Polícia Civil. Então, na verdade, quem está bancando essas diárias é o cidadão. É o cidadão brasiliense através dos impostos que ele paga.”

Os policiais civis só não pagaram as passagens aéreas, mas por pouco elas também foram compradas com dinheiro público. É que o deputado Rafael Prudente (PMDB) apresentou emenda aprovada pela Comissão de Orçamento de R$ 250 mil para isso. O dinheiro só não foi liberado por causa de um erro técnico na redação final do projeto, barrado pelo governador.

Fonte: g1.com
Comentários
Carregando