CapaEleições 2018

Acir pode fazer propaganda, mas segue inelegível

0

TSE cassa decisão do TRE que proibia o candidato de fazer campanha e propaganda eleitoral

Na manhã desta quarta-feira, 12, o ministro Jorge Mussi do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a imediata cessação da decisão proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) que havia proibido os atos de campanha do candidato ao governo Acir Gurgacz.

No entendimento do ministro o art. 16-A da Lei n. 9.504/97, assegura ao candidato o direito de prosseguir na disputa até que sua questão seja resolvida pelo TSE em definitivo, já que o termo contido na Lei “instância superior” equivale ao Tribunal Superior Eleitoral, e não ao TRE/RO, pois trata de eleição estadual em que o processo do cargo em disputa tramita
originariamente do Tribunal local, sendo cabível recurso ao TSE em caso de negativa de registro.

É a segunda decisão que o TSE profere nesse sentido. Na data de ontem foi concedido o mesmo direito a uma candidata do PSB, Hosana Maria Alves Pinto.

Consultado pela reportagem, o advogado de Acir, Nelson Canedo, afirmou que a decisão já foi comunicada ao TRE/RO.

Porém, Gurgacz segue inelegível em função de condenação no Supremo Tribunal Federal, por crime contra o sistema financeiro nacional. O advogado informou que está recorrendo dessa inelegibilidade no sentido de tentar garantir o registro do candidato, que também foi negado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Alan Alex
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Joice Hasselmann tem candidatura negada pela Justiça Eleitoral

Página anterior

Proposta obriga aplicativos de relacionamento a financiar ações de prevenção contra Aids

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar

Mais em Capa