Coluna Painel Político

Coluna – Comissionados, alegrem-se: Confúcio deve ficar até o fim do governo

0

Governador tenta convencer PSB a lançar Jesualdo Pires a governo, rifando Daniel Pereira e salvando Raupp

Olha essa

Gente bem próxima ao governador Confúcio Moura garante que ele não renuncia ao mandato e fica até 31 de dezembro no cargo, o que enterra qualquer pretensão de Daniel Pereira em assumir o governo. E mais, Confúcio quer como candidato, Jesualdo Pires, que em sua análise seria o nome mais equilibrado do PSB e caminharia junto sem nenhum problema com PDT e nem descarta uma aliança com o MDB, mas sem Maurão como candidato a governo.

Fim do foro

O STF desenha o fim do foro privilegiado, em julgamento que deve acontecer nos próximos dias. Com isso, Confúcio não vislumbra nenhuma vantagem em disputar uma cadeira ao Senado, sendo melhor permanecer no cargo até o fim do mandato, e quando encerrar, seus processos retornam para o Tribunal de Justiça, onde “é mais fácil manter o controle”. O único problema que Confúcio tem é Daniel Pereira, e esse ele resolve permanecendo no cargo.

Medo

Confúcio foi informado que Daniel Pereira articulava uma ampla auditoria nas contas do governo, assim como uma limpeza na equipe. Não ia sobrar ninguém. E foi esse o real motivo de sua mudança de humor em relação ao vice-governador. Ele perdeu a confiança e não acredita que Daniel cumpra com ele qualquer tipo de acordo que porventura venham a fazer, sem contar que ele, Confúcio, não teria nenhuma garantia nesse sentido.

E ainda ajuda Raupp

O plano de Confúcio é um bote salva-vidas para o senador Valdir Raupp, já que tira de seu encalço dois grandes nomes que atrapalhariam sua reeleição. O governador calcula que em quatro anos ele consegue resolver as pendências judiciais e ai disputaria a vaga de Acir Gurgacz, o que deve acontecer em 2022. Nos planos, tudo certo, só falta combinar com o judiciário e principalmente com o eleitor.

Publicou

O Supremo Tribunal Federal publicou na última sexta-feira o acórdão da condenação do deputado federal Nilton Capixaba. Com isso, ele já pode apresentar seu embargos. Capixaba tem em tese, três recursos, mas o STF pode rejeitar todos. Pelo ritmo atual, respeitando-se os prazos processuais, o deputado deve ter uma sobrevida de pouco mais de 4 meses. A publicação do acórdão pegou Capixaba de surpresa, ele esperava que isso fosse acontecer lá pelo fim do ano, após as eleições.

Podemos sim

O deputado federal Léo Moraes deve ser candidato a deputado federal pelo Podemos. As conversas com a legenda estão bem adiantadas e não adiantou nada a tentativa de queimar o parlamentar rondoniense junto à executiva nacional do partido em Brasília, através de boatos fantasiosos ou simples ofensas. O anúncio de filiação e composição do diretório em Rondônia será feito ainda essa semana.

Foi contagiada

Por mais que ande afirmando em público que não quer disputar o governo de Rondônia, a deputada federal Mariana Carvalho quer sim. A última conversa dela com Expedito Júnior não foi tão cordial quanto andaram espalhando. Ela está avaliando a possibilidade de seer candidata ao governo com seu grupo e isso pode jogar um balde de água fria nos planos de Expedito se manter no ninho tucano. No último sábado, Júnior participou de encontro em Rolim de Moura, com o senador Ivo Cassol onde anunciaram aliança para as eleições.

Nuvens no horizonte

Até ano passado, Expedito Júnior tinha o controle do PSDB, mas agora quem dá as cartas no ninho é Mariana Carvalho. Havia uma conversa pré-definida entre Cassol e Expedito que, se Cassol tivesse com muita dificuldade na esfera jurídica, Expedito seria o candidato do grupo. Se Mariana partir para a briga e impor sua candidatura, as relações vão azedar ainda mais. Se antes a deputada só queria a reeleição, agora ela vislumbra ocupar o Palácio Rio Madeira. E Expedito e seu grupo não estão nos planos da moça.

Enquanto isso

O MDB avança com a candidatura de Maurão de Carvalho. Em encontros realizados no fim de semana, os caciques da legenda deixaram claro que o presidente da Assembleia tem apoio para tocar o projeto. Os encontros, na verdade, serviram apenas para isso, fortalecer o nome de Maurão e dirimir qualquer dúvida sobre sua candidatura ao governo.

Começo do fim

A revelação de que a Cambridge Analitcs, associada do Facebook acessou ilegalmente os dados de 50 milhões de usuários derrubou as ações da empresa nesta segunda-feira e promete ainda muito barulho pela frente. O grande problema é que a Cambridge usava esses dados para estabelecer um perfil do eleitor, sem que ele soubesse. Em resumo bem simplificado, a coisa funciona mais ou menos assim: ao analisar 10 curtidas que você dá em páginas, postagens ou fotos de amigos, o sistema traça seu perfil e te conhece tão bem quando você se conhece. Com a análise de 30 curtidas, o algoritmo sabe mais sobre você, que você mesmo, incluindo suas tendências políticas, contradições e perfil afetivo. A partir de 50 curtidas, é possível até prever qual serão suas reações diantes de cenários cotidianos. E sabe o que é mais assustador? Quem fornece tudo isso é você mesmo.

Não faltava mais nada

O Ministério Público de Goiás suspeita que o bispo da Diocese de Formosa, Dom José Ronaldo, enriqueceu ilicitamente com dinheiro supostamente desviado de fiéis. A investigação mostra que o religioso teria adquirido até carros de luxo, uma fazenda para criação de gado e uma casa lotérica com recursos de dízimos e doações durante um período de cerca de três anos – desde 2015, pelo menos. Nesta segunda-feira, 19, Dom José Ronaldo e mais quatro padres, além de um monsenhor, o vigário-geral e dois funcionários do setor administrativo da Cúria foram presos por ordem judicial em regime temporário, por cinco dias. Ao todo, a Operação Caifás abrange 13 mandados de prisão e 10 de buscas em três municípios goianos, Planaltina, Posse e Formosa. Segundo a Promotoria, Dom José Ronaldo seria o mentor de um esquema para desvios milionários na Diocese de Formosa.

8 motivos para você colocar o mamão na sua dieta diária

Originária da América Central, o mamão é rico em licopeno, vitamina C e outros minerais considerados importantes para uma dieta. Uma porção de 100g do fruto, por exemplo, traz 75% da dose diária recomendada de vitamina C.  1 – O mamão fortalece o sistema imunológico Por ter uma grande concentração de vitamina C e vitamina A, o mamão é indicado por nutricionistas para quem quer melhorar o sistema imunológico. 2 –  O mamão ajuda na digestão. A fruta tem uma enzima chamada papaína, que pode diminuir transtornos comuns a quem tem má digestão, como indigestão, gases e flatulências e dor de estômago. 3 – O mamão combate a prisão de ventre: O motivo é a grande quantidade de fibra, ótima contra a prisão de ventre. A melhor opção para que o mamão ajude na prisão de ventre é comer a fruta sozinha. 4 – O mamão ajuda na cicatrização. O consumo da fruta pode ajudar a cicatrização, já que melhor a capacidade de regeneração da pele. 5 – O mamão ameniza a dor menstrual. A papaína vai além de ajudar com problemas gastrointestinais: ao promover o fluxo normal durante o período menstrual, a papaína auxilia a evitar os efeitos da menstruação. 6 – O mamão ajuda a manter a pele jovem. A vitamina C tem um efeito antioxidante que diminui o dano celular da pele, o que contribui para prevenir rugas precoce. 7 – O mamão protege os seus olhos. Além da papaína, o mamão também tem carotenoides de luteína, que absorvem raios UV para que não danifiquem a retina. O consumo da fruta ajuda na saúde dos olhos, protegendo contra doenças oculares como a catarata. 8 – O mamão ajuda no controle do colesterol. A presença da pectina, que ajuda a reduzir a absorção de gorduras, ajuda a controlar as taxas de colesterol no organismo.

Alan Alex
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Defesa de Lula encontra brecha no STF para derrubar prisão em 2ª instância

Previous article

Justiça Eleitoral nega novo pedido de cassação da Prefeita de Pimenta Bueno

Next article

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like