CapaColuna Painel Político

Coluna – Condomínio está sendo construído em área de litígio e construtora pode ter sérios problemas

0

E ainda, MDB realiza convenção dia 28 e a celeuma causada por Confúcio Moura no fim de semana

Dia 28

A convenção do MDB deverá acontecer no próximo dia 28, em Porto Velho. Existe a possibilidade, remota, de ser em Ji-Paraná. E a legenda está atravessando uma crise interna provocada pelo ex-governador Confúcio Moura que decidiu, no último fim de semana, chutar o balde. Em um áudio que circulou no sábado, Confúcio xingou o senador Valdir Raupp e se disse vítima de “um golpe”. Ele só não disse no áudio que quem deu um golpe primeiro foi ele, ao decidir que disputaria o Senado, renunciando ao governo e traindo Raupp, Maurão e o restante do grupo que sempre defendeu sua gestão, mesmo sabendo que foi uma das piores da história de Rondônia e só engana os desavisados.

Pressão

O MDB tem cerca de 30 delegados, pessoas com poder de voto na convenção. Ocorre que o voto de alguns vale mais que de outros. Por exemplo, o de Tomás Correia, ele vota como presidente municipal, como suplente de senador e como secretário-geral, são portanto computados 3 votos. E é de olho nesses delegados que Confúcio escalou um time de ex-assessores, simpatizantes à sua candidatura, para pressionar os delegados e convencê-los, “a qualquer custo”, a votarem por sua vaga na disputa ao Senado.

O problema

É que os delegados não estão caindo no canto da sereia de Confúcio. Vale lembrar que em 2010 ele passou a perna em Sueli Aragão, que era candidatissima ao governo pelo MDB, mas na última hora Confúcio virou o jogo, através de um convencimento aos delegados. Sueli foi rifada do processo sem entender direito o que aconteceu.

Olha essa

Tramita na 5ª Vara Cível, em Porto Velho, uma ação sobre parte de uma área onde está construído um condomínio na capital. De acordo com o autor, a construtora teria usado uma carta de aforamento adulterada, e mesmo com uma determinação judicial, que proibiu a continuidade da obra no terreno em litígio em função de “indícios de fraude documental”, a empresa deu prosseguimento às obras nesta segunda-feira. O terreno em questão tem 40 hectares e era uma fazenda. O grande problema é que, se o proprietário vencer a ação, o que deve ocorrer em função da farta documentação, a construtora terá sérios problemas, já que dezenas de unidades do condomínio foram vendidas.

O assunto é extenso

Tratam-se de 12 volumes e 2400 laudas, e esta semana PAINEL POLÍTICO vai estar produzindo reportagem completa sobre o assunto. Uma curiosidade sobre o processo, quando o oficial de justiça foi notificar a construtora, quase foi agredido e teve que voltar com a polícia para conseguir citar os responsáveis. O caso é cabeludo e é apenas mais um no imenso cabedal de problemas de terras em Porto Velho.

Maratona

O deputado estadual Léo Moraes tem percorrido diversos municípios do interior e deve cumprir agenda até quarta-feira pelas cidades do eixo da BR 364. No final de semana ele participou do encontro do PDT, em Cacoal. Léo aproveitou para se queixar, em suas redes sociais, que os grupos políticos estão evitando coligar com seu PODEMOS. De acordo com Moraes, “grupos políticos de Rondônia tramam para fechar portas e tentar impedir coligações com receio de fortalecer o meu nome”.

O problema

É que cada grupo tem seus candidatos definidos, e claro, são apenas 8 vagas. É realmente complicada a matemática das eleições proporcionais, e injustas.

POLÍTICO NO AR: CONFIRA ABAIXO A PRIMEIRA EDIÇÃO DO POLÍTICO:

Exame de sangue identifica indivíduos com chance de desenvolver câncer de pulmão, diz OMS

Um exame de sangue em estudo aumenta a precisão de detecção precoce do câncer de pulmão, diz a Organização Mundial de Saúde. O teste identifica cinco proteínas específicas, chamadas de “biomarcadores”, que podem ser encontradas antes da formação dos tumores. O estudo foi desenvolvido pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer, braço da Organização Mundial de Saúde para pesquisas na área de oncologia. Uma detecção se faz urgente, afirma o estudo, porque o rastreamento atual de câncer de pulmão não diagnostica uma grande fração dos tumores. Enquanto o teste fez a previsão de 63% de futuros pacientes com câncer, a tomografia conseguiu prever o câncer de pulmão em 42% dos pacientes. “Esse é o primeiro estudo que demonstra que marcadores melhoram a identificação de casos futuros de câncer de pulmão”, diz Paul Brennan, chefe do departamento de genética da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer. O estudo também foi publicado no “JAMA Oncology” e mostrou que o teste foi capaz de prever com mais precisão que tomografia cânceres em estágio inicial. Além da agência da OMS, o estudo teve a colaboração da Universidade do Texas e do MD Anderson Cancer Center, ambos nos Estados Unidos.

Alan Alex
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

URGENTE: Morre o ex-deputado federal Chagas Neto, em Porto Velho

Previous article

Quatro ex-deputados federais de RO morreram este ano

Next article

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

More in Capa