0

 Joel Malucelli é alvo da Operação Piloto, que prendeu o ex-governador Beto Richa e esposa

A Polícia Federal procura para prender o suplente do senador Álvaro Dias, candidato à presidência que usa o juiz Sérgio Moro como “cabo eleitoral” e diz ser “totalmente contra a corrupção”.

Joel Malucelli foi preso na “Operação Piloto” que teve como alvo principal o ex-governador do Paraná Beto Richa (candidato ao Senado) e sua esposa, Fernanda, além de outros alvos.

Em nota, Dias afirmou que “os acusados devem se defender, e se culpados, condenados de acordo com o rigor da lei”.

Foram presos na operação:

Beto Richa – ex-governador do Paraná
Fernanda Richa – esposa de Beto Richa e ex-secretária da Família e Desenvolvimento Social
Deonilson Roldo – ex-chefe de gabinete do ex-governador
Pepe Richa – irmão de Beto Richa e ex-secretario de Infraestrutura
Ezequias Moreira – ex-secretário de cerimonial de Beto Richa
Luiz Abib Antoun – parente do ex-governador. Ele foi preso em Londrina, no norte do Paraná.

Joel Malucelli não foi localizado, por isso ainda não foi preso.

Leia a íntegra da nota de Alvaro Dias:

Em matéria de postura ética e comportamento, cada um deve responder por si, não é admissível a tentativa de transferir responsabilidades para quem quer que seja. Os acusados devem se defender, e se culpados, condenados de acordo com o rigor da lei.

A Operação Lava Jato é imprescindível para o Brasil, sempre teve e continuará tendo todo nosso apoio, pois o combate à impunidade e a busca por um sistema judicial igual para todos é prioridade.

O empresário Joel Malucelli, que foi indicado pela coligação para ocupar a vaga de suplente na chapa, participou da campanha de 2014 de forma legal, e assim que foi citado, protocolou pedido de afastamento na mesa diretora do Senado Federal, abrindo mão da possibilidade de assumir o cargo.

“Piloto” era o codinome de Beto Richa na lista de propina da Odebrecht, segundo a Polícia Federal.

Segundo informações preliminares, Richa será encaminhado à Superintendência da Polícia Federal de Curitiba onde é mantido preso o ex-presidente Lula.

Na manhã desta terça, na capital paranaense, houve duas operações simultâneas: 1- da PF que investiga propina em obras da PR-323 envolvendo a Odebrecht; e 2- da GAECO que investiga desvios no programa “Patrulha do Campo”.

Perfil

Considerado um dos homens mais influentes do estado, Joel Malucelli é amigo pessoal e suplente licenciado do candidato à Presidência da República Álvaro Dias (Podemos). Ele não foi encontrado em casa, mas responde por um mandato de prisão também pela operação do Gaeco.

Malucelli também é sogro de João Arruda, candidato ao governo do Paraná pelo MDB e primo do candidato a vice-governador de Cida Borghetii, Coronel Malucelli.

De acordo com as investigações, o empresário seria um dos integrantes do grupo de empreiteiras, que, de acordo com o MPF, fraudava licitações nas chamadas Patrulhas Rurais, de obras de manutenção em estradas rurais no estado do Paraná.

Em julho deste ano, Malucelli havia solicitado, por meio de um documento enviado ao presidente do Senado Federal, Eunício de Oliveira, o seu licenciamento da condição de primeiro suplente do senador Álvaro Dias .

No documento, Joel Malucelli alegava desconforto com as tentativas injustas iniciadas ao longo da pré-campanha eleitoral para atingi-lo e, supostamente, prejudicar Álvaro Dias. Na ocasião, Joel também esclareceu ao presidente do Senado que estava se dedicando a novos negócios que exigiriam dele uma constante atenção e frequentes viagens, limitando a sua disponibilidade para tarefas parlamentares.

Alan Alex
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Senado analisa propostas que proíbem o nepotismo

Previous article

Fernando Haddad substituirá Lula como candidato ao Planalto, define PT

Next article

Comments

Participe do debate. Comente!

You may also like