Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

pós pedido de Moreira, ministro da Agricultura promete liberar a saída do pescado em Rondônia

0

Para conseguir prorrogação no prazo de emissão do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que avalia a qualidade da produção de produtos de origem animal, o líder do PSD, deputado Moreira Mendes (PSD-RO), e o prefeito de Ariquemes, Lorival Amorim, participaram de reunião, nesta terça-feira (13), com o ministro da Agricultura, Neri Geller (PMDB). Moreira e o prefeito cobraram uma solução para a venda do peixe no estado, que está proibida sem o SIF.

Segundo Moreira, Rondônia é um grande produtor de peixe em cativeiro e possui apenas dois frigoríficos “sifados” (com selo de inspeção federal), um na cidade de Ariquemes e o outro em Rolim de Moura. O que é insuficiente pata atender toda a produção e a demanda do estado.

“Está sendo construindo em Ariquemes um estabelecimento sifado, mas não atende a demanda. Em nome de todos os produtores de Rondônia reivindico uma solução para que o peixe possa continuar sendo vendido com a nota de produtor até conseguirmos nos adequar com essa nova legislação”, solicitou Moreira.

Durante o encontro, foi explicado que a Instrução Normativa 10, de 02 de abril de 2014, que possibilita a rastreabilidade e segurança na certificação quando se comercializa um pescado com SIF em todo território nacional, a responsabilidade por normatizar e oficializar a forma de transporte do pescado de um estado para outro é do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Por conta disso, Geller se comprometeu em cobrar do ministro da Pesca, Eduardo Lopes, para resolver o problema. “Precisamos agilizar isso, não podemos inviabilizar a produção em função de uma legislação capenga”, reclamou. “Se o problema é nosso, vamos flexibilizar, até adequar a legislação, para que o produtor possa trabalhar”, acrescentou Geller.

Satisfeito com o resultado da reunião, o prefeito Lorival Amori agradeceu o empenho do deputado Moreira Mendes para ajudar a solucionar o problema. “Moreira é um deputado que atua em favor do produtor rural do Brasil inteiro. Ele se sensibilizou com a situação de todos os nossos produtores de peixe, pois não podemos ficar com a produção de pescado encalhado. Seria um grande prejuízo para o estado”, ressaltou.

Comentários
Carregando