Prefeitura negocia doação do Parque Circuito

parquecircuito (3)

A entrada do local é de total abandono

Prefeitura de Porto Velho quer ampliar espaço do Parque Circuito e criar um novo parque, denominado Parque das Seringueiras. A solicitação foi feita à Infraero, dona da área, que afirmou desconhecer qualquer pedido ou novo projeto por parte da gestão municipal.

O Parque Circuito foi construído em 1967, como objetivo de ser uma área de lazer, de práticas esportivas ao ar livre, piquenique e outras atividades em meio à natureza. Ao longo dos anos e diversas administrações municipais, o parque foi largado ao esquecimento pelo seus gestores. Na Edição nº 15 da Revista Painel Político do mês de Março, foi questionado as condições atuais do local, estando em total abandono, com vazamentos de água, instalações elétricas amostras e simplesmente desassistida pela administração municipal.

O espaço era de responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), ao que parece, agora está em transição para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). Oficialmente, a área pertence à Infraero, que cedeu à prefeitura condicionando a gestão com manutenções rotineiras. O que não tem acontecido há muito tempo.

parquecircuito (6)

As instalações elétricas do Parque

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) tem um projeto que tornaria o Parque Circuito o Parque das Seringueiras. A intenção da Sema é tornar àquela área uma Unidade de Proteção Integral , mas é necessário que o espaço seja doado ao Município.

O secretário Edjales Benício, comenta que a Sema possui toda estrutura para manter o Parque, pois existem recursos na secretaria que só podem ser utilizados por áreas de proteção integral e que a pasta possui projetos de tornar uma extensão de lazer para a população resguardando toda a flora e ainda criar um museu de preservação e memória dos seringueiros. “Estamos fazendo um levantamento da flora no perímetro, além de verificarmos as possibilidades de construir um espaço de preservação, também temos a intenção de possibilitar a visitação livre, incluindo a segurança necessária”, comenta o secretário.

parquecircuito (9)

O seria um chuveiro só resta o registro quebrado e com vazamentos

Segundo Cristian Piana Camurça, responsável pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), diz que solicitará a Infraero a doação do espaço logo após o levantamento ambiental da Sema. “A Prefeitura já possui a carta de Anuência  que nos permite utilizar o Parque”, comenta.

Vicente Silva, Superintendente da Infra Estrutura Aeroportuária (Infraero), explica que o Parque pertence à União e que existe um contrato sem custo para a Prefeitura até 9 de setembro de 2015, podendo ser prorrogado. Contudo, negou ter havido qualquer tipo de solicitação ou negociação para doação da área.

 

Veja mais fotos:

parquecircuito (2)

Os brinquedos para o lazer das crianças alguns estão quebrados, outros enferrujados. Tornando um local vazio, sem atrativo alguma para a populaçao

parquecircuito (8)

Vazamentos em todos os registros de possíveis chuveiros

parquecircuito

O local encontra-se abandonado pela gestão municipal que ainda questiona a doação do local

 

 

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!
Anterior «
Próximo »

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

  • twitter
  • googleplus

Deixe uma resposta

Direto de Brasília