Notícias no Whatsapp sobre política, economia, artigos, jurídico, cultura e viagens.

Prefeitura recupera quase quatro mil pontos de luz

0

A prefeitura de Porto Velho avança nas ações que visam deixar a cidade totalmente iluminada. De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Gerardo Martins, responsável pelos trabalhos, aproximadamente quatro mil pontos de luz já foram trocados. Bairros como São Sebastião I e II, Marechal Rondon, Agenor de Carvalho, Nova Porto Velho, Ronaldo Aragão e Airton Sena estão totalmente iluminados.

Em outros bairros os trabalhos estão em andamento e deverão ser concluídos nos próximos dias. É o caso do Embratel e Aponiã, ambos na zona Norte, onde 50% dos pontos de luz foram recuperados. No Jardim Santana, região Leste, 60% das ruas estão iluminadas. “Fizemos uma pausa para atender algumas situações de emergência, mas logo retornaremos a esses bairros para terminar o serviço”, garante o presidente da Emdur.

Além dos bairros citados, a Emdur recuperou a iluminação das Avenidas Calama, Abunã, Pinheiro Machado, Farquar, Carlos Gomes, Jatuarana e as laterais da Avenida Jorge Teixeira. Trabalhos também concluídos no Espaço Alternativo, Parque da Cidade, Praça das Caixas D’água e Madeira Mamoré. Outra ação importante ocorreu nos distritos localizados na chamada Ponta do Abunã (BR-364), até a divisa com o Acre e nas comunidades ribeirinhas de São Carlos e Calama, que de acordo com Gerardo Martins estão totalmente iluminados.

Nesta quinta-feira (21), a Emdur iniciou a recuperação do sistema de iluminação pública do bairro Lagoa. Outros que serão beneficiados ainda nessa etapa são os bairros Ulysses Guimarães e Marcos Freire. Na próxima semana, uma equipe será designada para recuperar as lâmpadas do distrito de Jacy-Paraná, a 90 quilômetros de Porto Velho, sentido Acre.

Próximos

Na próxima fase, a prefeitura por meio da Emdur irá atender os bairros Conceição, Cidade do Lobo, Castanheiras e Nova Floresta, na zona Sul; Tucumanzal, Vila Tupy e Areal (Centro), parte do Jardim Santana e Jardim das Mangueiras (zona Leste) e comunidade da Cachoeira do Teotônio. Gerardo Martins informa que as demandas nesses bairros foram apontadas durante reunião com líderes comunitários que ocorreu a pedido da Emdur. “Estamos aguardando as informações dos demais presidentes de associações de moradores”, disse.

Estrutura

O presidente da Emdur afirma que o órgão ainda sofre com a falta de estrutura, já que foi praticamente extinto no final da gestão anterior por conta de irregularidades, mas aos poucos a situação está se normalizando. Pordeterminação do prefeito Mauro Nazif, cinco caminhões cestos foram comprados. Quatro deles serão entregues até 20 de janeiro e outro até 20 de fevereiro de 2014. Além disso, garante que a Emdur está abastecida com luminárias, suportes, reatores e relés para fazer o trabalho. “Com a chegada dos caminhões vamos avançar muito mais”, comemora.

Atualmente, a Emdur trabalha com dois caminhões que ganhou do Porto Velho Shopping, dois locados e um cedido pela Aeronáutica, sendo que este último fica disponível somente por um período do dia. Ao todo, 18 eletricistas contratados em regime emergencial se revesam dia e noite, até as 21 horas, trocando lâmpadas, reatores, relés e fios.

Comentários
Carregando