Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Processos que não são da Lava Jato se arrastam no Supremo

0

Casos relativos à operação Lava Jato tramitam com celeridade mas há outras inquéritos contra autoridades abertos desde 2004

As investigações da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) já resultaram em operações de busca e apreensão em cerca de 120 endereços, quebra de sigilos fiscal, bancário e telefônico de mais de cem alvos.

No entanto, a reportagem do jornal O Globo destaca que alguns processos que não fazem parte da Lava Jato demoram anos para serem julgados. A publicação cita que o Supremo demorou 12 anos para quebrar os sigilos bancário e fiscal do senador Romero Jucá (PMDB-RR), em um inquérito que investiga desvio de recursos federais destinados à prefeitura de Cantá, em Roraima.

A Operação Lava Jato já fez 11 denúncias em um ano e quatro meses de investigações no âmbito do STF. Em março de 2015, começou a ser formalmente investigado o envolvimento de políticos no esquema e houve a abertura de inquéritos a partir das primeiras delações.

Fora da Lava Jato, a publicação refere que pelo menos 14 senadores são investigados em inquéritos, sendo que alguns casos são anteriores a 2004.

Na equipe do presidente interino, Michel Temer, dois ministros são investigados em inquéritos no STF. Maurício Quintella, ministro dos Transportes, é suspeito de superfaturamento e desvio na compra de merenda escolar em Alagoas. Gilberto Kassab, ministro de Ciência, Tecnologia e Comunicações, é suspeito de crimes como fraude à licitação e lavagem.

Renan Calheiros e Eduardo Cunha

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é réu em duas ações penais relacionadas ao esquema de desvios de recursos da Petrobras investigado na Lava-Jato. Porém, a reportagem ressalta quem desde 2007, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ainda não se tornou réu num inquérito sigiloso em que foi denunciado por ter tido despesas de uma filha supostamente pagas por uma empreiteira.

Comentários
Carregando