fbpx
PSD reúne lideranças e nega que Expedito Netto vá assumir presidência da legenda

A direção regional do PSD reuniu lideranças de todo Estado no final de semana no X Encontro Estadual em Candeias do Jamari. O presidente da legenda, ex-deputado Moreira Mendes, repassou orientações aos pré- candidatos sobre a nova legislação eleitoral, que reduziu o tempo de campanha para 45 dias. Informações sobre financiamento à luz da Lei 13.165/2015, limite de gastos e prestação de contas também foram esclarecidos aos presentes pelo secretário-geral Junior Dall’Agnol e o ex- vereador Guilherme Erse.

Sobre uma eventual mudança no comando do PSD, o presidente do diretório de Porto Velho, ex-vereador Porfírio Costa explicou que o partido está aberto a novos filiados, inclusive um dos  objetivos do encontro foi estimular a busca de quadros de lideranças para as eleições deste ano. Mas qualquer filiado terá que passar pelo mesmo estágio que todos e disputar as eleições internas [su_frame align=”right”] [/su_frame]para o Diretório Regional para assumir algum cargo diretivo.

O Diretório Regional do PSD está eleito e cumpre mandato até o ano de 2018, não sendo possível sua destituição por simples atos da executiva nacional. O comentário de Porfírio rebate as  especulações no interior do Estado sobre a eventual ida do deputado federal Expedito Netto (Solidariedade) para a presidência do PSD. Netto será bem vindo, mas desde que seja para cerrar fileiras e não como presidente. Além de Netto, o deputado federal Marcos Rogério, hoje no PDT, também estuda ingressar no PSD. Marcos Rogério conversou com lideranças do PSD e se colocou a disposição para somar com os correligionários visando a sucessão municipal deste ano.

PSD Mulher

A presidente do PSD Mulher, Cristina Dall’Agnol, e a vice-presidente Ivonete Gomes pediram apoio aos pré-candidatos e dirigentes municipais para organizar uma agenda de reuniões com lideranças buscando fortalecendo os quadros do braço feminino do partido e preparar as mulheres para as eleições municipais. Ivonete filiou várias lideranças ao PSD no evento do fim de semana. “É preciso acabar com a figura da mulher laranja nos partidos. Aquela que só empresta o nome para garantir a cota mínima da chapa de candidatos. A mulher precisa ter participação firme na política. Hoje nós somos mais de 50% do eleitorado”, explicou Ivonete Gomes, que também fez um relato sobre a reunião do PSD Mulher em Brasília. Um próximo encontro do PSD está marcado para Ji-Paraná sem data definida. O partido vai fazer um balanço das novas filiações com o final dos prazos da Emenda Constitucional permitindo a chamada “janela” de 30 dias e as mudanças previstas na minirreforma eleitoral.

Neste X Encontro Estadual, participaram representantes de Corumbiara, Cabixi, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Nova Mamoré, Buritis, Candeias, Porto Velho e Cacoal.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta