PT pode definir pré-candidaturas no sábado, 12; Roberto Sobrinho está no páreo

O Partido dos Trabalhadores reúne sua executiva e filiados no próximo sábado, 12, para definir em votação interna, o nome que vai disputar as eleições municipais este ano. Entre os postulantes está o ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, que conta com o apoio do presidente estadual da legenda, Mariton Holanda e de vários outros membros da executiva. O PT também pretende lançar a pré-candidatura do ex-deputado federal Anselmo de Jesus para prefeitura de Ji-Paraná.

O nome de Roberto enfrenta pouca resistência atualmente dentro do partido. O grupo contrário à sua candidatura, capitaneado pela ex-senadora Fátima Cleide está fragilizado internamente e é bem provável que ele consiga ser o pré-candidato. Quem também disputa a indicação é o vereador Sid Orleans.

Atualmente o partido detém duas prefeituras, Jaru e Cacoal. A prefeita de Jaru, Sônia Cordeiro foi afastada pela Câmara e recorre na justiça da decisão. Já o prefeito de Cacoal, Padre Franco tem problemas desde o seu primeiro mandato, inclusive com a polícia, já que sua chefe de gabinete chegou a ser presa acusada de desvios de recursos da prefeitura.

Debandada

O PT de Rondônia vem perdendo filiados desde o ano passado, quando o escândalo da Lava Jato tomou proporções impensáveis. Em Cacoal, apenas em um dia, 40 pediram desfiliação da legenda. Em Porto Velho, no mês passado, o PT perdeu um deputado estadual (Ribamar Araújo) e dois vereadores (Bengala e José Wildes). Os três migraram para o PR.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta