fbpx
PTB e DEM devem fundir e se tornar a segunda maior sigla do país

A fusão entre o PTB e o DEM preocupa parlamentares governistas porque, juntos, eles formarão um partido grande e pulverizado. Essa nova sigla será a segunda maior do país em número de vereadores, com 5.900 representantes, atrás somente do PMDB, que tem 7.900 parlamentares nas câmaras municipais.

[su_frame align=”right”] [/su_frame]O novo partido também será o quarta maior no total de prefeitos, 570, atrás de PMDB, PT e PSDB. No Congresso, terá a quarta bancada, o que lhe dará a classificação de “decisivo” para as votações. Com a fusão, a legenda formada por PTB e DEM será ainda a segunda força do país em número de filiados: 2,2 milhões – só 80 mil a menos que o PMDB e 680 mil à frente o PT.

Do lado do PTB, os principais entusiastas da fusão são o ex-deputado Roberto Jefferson (RJ) e a sua filha, a deputada Cristiane Brasil (RJ), atual presidente nacional do partido. Pelo DEM, os mais animados com a negociação são o presidente nacional da legenda, senador Agripino Maia (RN), e o prefeito de Salvador, ACM Neto.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta