Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Qualidade do sono está associada a melhor rendimento escolar

0

Um estudo realizado pela McGill University e pelo Douglas Mental Health University Institute, em Montreal, sugere que vale a pena o esforço dos pais que controlam a hora em que os filhos vão para a cama. Os pesquisadores descobriram que uma boa noite de sono está associada a um melhor desempenho na escola.
Os cientistas relataram que “a eficiência do sono” está diretamente relacionada com um desempenho acadêmico superior em matemática e línguas, mas, em matérias relacionadas com a ciência e a arte, não houve diferença significativa. A eficiência do sono é um indicador que compara a quantidade de tempo real do sono com o tempo total passado na cama.

— Nós acreditamos que as habilidades mentais envolvidas no planejamento, no processo de prestar atenção e na capacidade multitarefa estão na base do impacto do sono sobre o desempenho acadêmico. Essas habilidades são mais significativas em matemática e línguas do que em outros assuntos — diz Reut Gruber, psicólogo infantil que liderou o estudo.

Participaram do estudo 75 crianças saudáveis entre 7 e 11 anos. O sono noturno das crianças foi monitorado por um dispositivo acoplado em um relógio de pulso.

— Calculamos a média dos dados ao longo de cinco noites para construir padrões de sono das crianças. Depois, correlacionamos os dados as notas dos boletins — explica.

Os resultados, avaliam os cientistas, ressaltam a importância de identificar problemas de sono nas crianças e apontam para uma necessidade de pediatras incorporarem perguntas sobre o sono em exames de rotina.

Fonte: ZH

Comentários
Carregando