Quem é o deputado federal que aparece em todas as entrevistas dos colegas?

Lindomar Garçon (PRB) apareceu em todos os votos do impeachment de Dilma Rousseff

Brasília – Na primeira entrevista concedida por Rodrigo Maia ao ser eleito presidente da Câmara dos Deputados, à Globonews, uma figura chamava a atenção ao fundo, tratava-se de Lindomar Garçon (PRB-RO), que já se tornou figura conhecida em praticamente todos os grandes momentos do Congresso ao aparecer em entrevistas ou eventos, como a votação do impeachment de Dilma Rousseff, em 2016.

No dia da votação, Lindomar Garçon se posicionou em um ângulo onde apareceu em praticamente todos os votos, ficando em pé, no mesmo local, por mais de 8 horas seguidas. E em alguns momentos chegou a se irritar com alguns colegas que se posicionavam à sua frente.

Em outras ocasiões ele sempre dá um jeito se fazer presente, como por exemplo na sessão da comissão que discutia a vaquejada no Brasil, da qual ele não faz parte, mas como era um assunto que estava em evidência, ele estava lá.

As aparições do deputado já se tornaram famosas em Rondônia, onde ele já foi garçon, vereador, prefeito e deputado federal. Natural de Rondonópolis (MT), Lindomar Barbosa Alves não se chateia quando é abordado sobre o assunto, “eu não me aborreço, pelo contrário, é importante que saibam que eu me faço realmente presente e estou no trabalho”, diz o deputado.

Garçon na votação impeachment
Garçon fazendo uma “aparição” na comissão que debatia a vaquejada
Garçon na votação impeachment
Garçon na votação impeachment
Garçon na votação impeachment

Como parlamentar Garçon é ativo, é dele por exemplo o PL-5644/2016, que isenta da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, as receitas decorrentes dos serviços públicos de energia elétrica e água para entidades filantrópicas. Ele também é autor do PL-6719/2016, que estabelece medidas preventivas e de combate à corrupção e demais atos lesivos ao patrimônio público.

O deputado também apresentou o PLP-333/2016, que altera as Leis Orgânicas da Magistratura Nacional e do Ministério Público da União, para dispor sobre a aposentadoria de magistrados e membros do Ministério Público.

Garçon evita se envolver em polêmicas, vota sempre sob a orientação de seu partido, o PRB, para o qual migrou à pouco tempo. Gosta de receber os prefeitos de Rondônia em seu gabinete e está sempre “correndo atrás de emendas”. Ele também tem um cuidado especial com as APAEs em Rondônia, “as pessoas só lembram do trabalho delas quando precisa”, afirma. Praticamente todas as APAEs do Estado receberam alguma ajuda do parlamentar.

Lindomar Garçon em evento da prefeitura

Processos e perda de mandato

Garçon havia sido eleito em 2010 para o cargo de deputado federal, mas um dos candidatos da coligação teve os votos impugnados. A então candidata Daniela Amorim não recorreu da decisão e com a manutenção da sentença seus votos foram anulados e Garçon perdeu o mandato para o então suplente Marcos Rogério (PDT, atualmente no DEM). Foi novamente eleito em 2014 e havia sido denunciado por suposta compra de votos, “uma pessoa que dizia ter trabalhado em minha campanha afirmou que eu devia R$ 800 para ele. Meu assessor disse que ele não fez nada e não receberia, o sujeito foi na Polícia Federal e me denunciou. Fui absolvido, graças a Deus”, disparou o deputado.

Garçon foi prefeito de Candeias do Jamari, cidade distante 25 quilômetros da capital, Porto Velho onde ele também disputou a prefeitura em duas ocasiões, ficando em segundo lugar. A primeira derrota foi para o petista Roberto Sobrinho e a segunda para Mauro Nazif (PSB).

Quanto as aparições, Garçon afirma, “vou continuar aparecendo, afinal, continuo trabalhando”.

News Reporter
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta