Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Recessão econômica atinge micros e pequenas empresas

0

Pesquisa realizada por entidades ligadas às micro, pequenas e médias empresas da indústria, comércio e serviços de Rondônia indica uma queda grande de faturamento e desemprego no setor. Foram ouvidos 120 empresários e 68,67% registraram perda da lucratividade, sendo que apenas 2,42% deles aumentaram os lucros. A pesquisa também constatou uma queda de 14,90% do número de postos de trabalho. No período em análise, 31,93% das empresas ficaram com o quadro de pessoal estável, 15,12% contratararam novos funcionários e os demais, 14,90% , demitiram.

“O percentual de demissões só não foi maior porque as empresas estão trabalhando com quadros reduzidos, mantendo apenas os funcionários estritamente necessários”, afirma o presidente do Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) , Leonardo Sobral, um dos coordenadores do trabalho.

A pesquisa foi feita em Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena, comparando os meses de janeiro a maio de 2013 com o mesmo período de 2014. Das empresas abordadas, 29,16% são da Capital e 70,83% do interior do Estado.

Participaram do trabalho, as federações da Micro e Pequena Indústria (Feempi), Comércio (Facer), CDLs (FCDL) e sindicatos da Micro e Pequena Indústria, do Comércio e Hotéis (Simpi e Simpec e Sindhotel), abrangendo centenas de estabelecimentos que empregam boa parte da população rondoniense, como bares, restaurantes, revendas de auto-peças, comércio de roupas, calçados, móveis e eletrodomésticos, atacadistas e construção civil, entre outros.

A pesquisa tem como principal objetivo levantar dados sobre a realidade local para servir de orientação aos empresários. “Com a recessão anunciada no Brasil, que já dá sinais expressivos, os empresários precisam estar atentos para os rumos da economia, principalmente os pequenos e médio, que contam com recursos reduzidos para trabalhar”, explica Sobral.

Comentários
Carregando