Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Record espera que queda da muralha deva superar abertura do Mar Vermelho

0

Oito meses depois de o Mar Vermelho se abrir diante de Moisés, as muralhas de Jericó começaram a desabar aos olhos de Josué. ‘A Terra Prometida’ estreou na noite de terça-feira (5), na Record, com o desafio de repetir o sucesso de Os Dez Mandamentos.

Há familiaridades entre os dois folhetins bíblicos, como o protagonismo de um herói em aparente conflito existencial – antes Moisés (Guilherme Winter), agora Josué (Sidney Sampaio) – e a forte presença de um rei ao mesmo tempo vilão e galã – sai Ramsés (Sergio Marone), entra Marek (Igor Rickli).

O autor Renato Modesto dispensou prólogo e didatismo e já abriu o capítulo mostrando o cerco dos hebreus a Jericó. Por quase uma hora criou-se expectativa da invasão da cidade fortificada. Quando finalmente os blocos da muralha começaram a se soltar sem que nenhum hebreu precisasse forçá-los, recorreu-se ao flashback ‘alguns meses antes’ para contar a trajetória de Josué e seu exército até aquele ponto da história. Um recurso dramatúrgico previsível, mas usado com eficiência.

A produção parece ter sido construída milimetricamente para atrair a quem gostou de Os Dez Mandamentos. Dos cenários à iluminação, do tratamento da imagem à quantidade impressionante de perucas e barbas postiças, tudo lembra a novela antecessora.

A aposta em uma fórmula de sucesso evita erros. Mas espera-se alguma ousadia na condução da trama para oxigenar o gênero. O diretor Alexandre Avancini e sua equipe precisam evitar a repetição para não cansar os noveleiros recém-convertidos à teledramaturgia do canal.

O capítulo terminou com o céu se abrindo para a voz de Deus ecoar chamando Josué. Desfecho grandioso de uma estreia que marcou 17 pontos de média, de acordo com dados prévios do Kantar Ibope. Esse índice representa 3,4 milhões de pessoas sintonizadas na novela somente na região metropolitana de São Paulo.

Resta descobrir se o espetáculo em torno da queda da muralha de Jericó conseguirá o mesmo êxito da abertura do Mar Vermelho, quando Os Dez Mandamentos chegou a 28 pontos de audiência, e se Josué será um protagonista tão carismático quanto foi Moisés.

O elenco de ‘A Terra Prometida’ tem muitos atores recém-saídos da Globo. Entre eles, Cristiana Oliveira (Mara), Paloma Bernardi (Samara) e Kadu Moliterno (Acã). Artistas que estavam havia um tempo fora da TV reapareceram; casos de Guilherme Leme (Elidade) e Marcos Winter, em boa performance como o sacerdote do reino, Merodaque.

Imediatamente após o fim do capítulo de estreia da novela, o Jornal da Record abriu sua edição com uma matéria feita pela apresentadora Adriana Araújo na Galileia, em Israel, mostrando lugares citados em ‘A Terra Prometida’.

Comentários
Carregando