fbpx
Redano quer monitores de ampla visualização em balanças de frigoríficos

O deputado Alex Redano (PRB) é autor do projeto de lei ordinária que acrescenta dispositivos à Lei 1758/2007, que trata da implantação de monitores de visualização nas balanças dos frigoríficos de Rondônia, possibilitando que os produtores acompanhem a pesagem de seus animais em tempo real.

De acordo com o projeto de Redano, os frigoríficos e matadouros em atividade no Estado ficarão obrigados a disponibilizar, no momento da pesagem da compra de animais, um monitor de visualização conectado diretamente à balança do frigorífico.

O monitor, segundo o parlamentar, é para uso exclusivo dos pecuaristas e vendedores acompanharem a aferição do peso dos animais in loco, antes da pesagem ser enviada aos computadores dos frigoríficos ou matadores. A proposta do deputado prevê, ainda, que os frigoríficos e matadores terão o prazo de 60 dias para disponibilizar aos pecuaristas e vendedores a implantação dos terminais de visualização a partir da notificação pelo órgão competente, sob pena da aplicação de multa diária.

O projeto, explicou Redano, tem origem nas reclamações constantes de pecuaristas não só da região do Vale do Jamari, mas de todo Estado. O deputado disse que recentemente recebeu a visita de representantes da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA), que solicitaram a intervenção do parlamentar junto às autoridades fiscalizadoras do Estado para verificar a possibilidade de viabilizar a questão de implantação dos monitores.

“Os produtores alegam que as divergências dos pesos aferidos dos animais nas fazendas com os apresentados na ocasião da pesagem nos frigoríficos é significativamente sempre para menor”, ressaltou Alex Redano.

O deputado afirmou que a implantação não acarretará às empresas frigorificas custo adicional significativo, “considerando que suas balanças já são eletrônicas, não apresentando obstáculos de ordem técnica para a implantação do monitor de visualização”.

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Deixe uma resposta