Remova lixo do WhatsApp e libere espaço na memória do seu Android

Magic Cleaner for WhatsApp é um aplicativo para Android que promete analisar suas fotos do WhatsApp e identificar quais delas se tratam de arquivos inúteis. O objetivo é remover do celular todas as fotos irrelevantes que acabam lotando, sem necessidade, a memória do aparelho. Para isso, o app gratuito diz usar aprendizado de máquina e redes neurais.

O WhatsApp pode ser fonte de uma quantidade imensa de lixo eletrônico no celular. Se você participa de muitos grupos e recebe imagens inúteis diariamente, este aplicativo pode ajudar a identificar quais fotos podem ser excluídas sem medo. Com ele, você pode detectar facilmente memes e outros conteúdos que divertem na hora, mas não precisam ser guardados para depois.

O app cumpre o que promete, embora possa levar mais tempo do que o ideal, principalmente se você tem muitas fotos vindas do mensageiro. Em testes, o programa levou cerca de 10 minutos para analisar mais de mil fotos e remover todas as dispensáveis. E não foi uma limpeza única: o app trabalha por etapas, com um certo número de imagens analisadas por vez e requerendo ação do usuário ao final de cada uma delas.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O APP

É preciso, a cada conjunto de imagens analisadas, verificar se realmente não há fotos que não podem ser excluídas antes de prosseguir. Ele pode mostrar uma ou outra imagem importante no meio de muitas irrelevantes, por isso vale ter atenção. Daí então, o app continua a análise com mais arquivos até finalizar o processo.

Apesar de não ser completamente automático, o resultado agrada, pois poupa um tempo valioso se você precisar limpar espaço do WhatsApp no celular. O app separa tudo nas categorias quotes (citações), cartoons (desenhos), comic strip (tirinhas) e memes. Assim, fica fácil saber o que pode ser jogado fora sem pena.

Um aspecto negativo é a interface em inglês, que pode dificultar o entendimento para alguns usuários, e o fato do aplicativo não remover vídeos em suas operações.

Prós
  • Analisa e identifica imagens inúteis
  • Organiza em categorias
  • Trabalha em segundo plano
Contras
  • Interface em inglês
  • Trabalha por etapas
  • Não remove vídeos
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário