fbpx
Resenha Política – Robson Oliveira

Acirramento

Cinco dias para as eleições e o clima eleitoral rondoniense começa a esquentar com os ânimos alterados de alguns postulantes. No último debate, da TV Record, o embate foi apenas uma amostra do que pode ocorrer na noite desta terça-feira (30), quando a TV RO promove mais um confronto de propostas entre os candidatos ao Governo de Rondônia.

Expectativa

Há também uma enorme expectativa nos comitês eleitorais em relação às pesquisas. O Ibope começou a colher os últimos dados desse primeiro turno e divulga a qualquer hora os percentuais para Governo e Senado. Embora esses dados sejam sempre contestados por quem não pontua de forma positiva, não há como desprezar os efeitos corrosivos que provocam nas campanhas. Em particular em relação à captação de recursos. Quando o candidato míngua nas pesquisas, o caixa se esvai junto.

Vale tudo

Nas redes sociais a campanha despencou para níveis rasteiros depois que um dos candidatos anunciou estar preparado para o pugilato eleitoral. Todos estão carecas de saber que este método de campanha abaixo da linha da cintura é um tiro no pé porque o eleitor sabe distinguir fato de versão. Especialmente quando a versão é exagerada e inverossímil.

Dia seguinte

Todos os dias o Tribunal Regional Eleitoral é instado a conter as transgressões dos aloprados e determina a retirada de conteúdos falsos contra os candidatos. Após a eleição, momento em que os processos seguem seu curso natural, os aloprados vão cair na real e perceber a bobagem em que se meteram. Quando será tarde para se lamentar. É sempre assim: as piabas de engalfinham e os tubarões se confraternizam.

Ingrato

Desde que foi alçado à liderança do pleito, o candidato Expedito Junior (PSDB) passou a ser alvo de boatos e ataques rasteiros. O principal concorrente, Confúcio Moura (PMDB), por exemplo, postou no próprio face impropérios ao concorrente. Esqueceu-se de também registrar que no segundo turno das eleições passadas, em 2010, mendigou o apoio do atual rival que tanto sataniza para derrotar o então governador K-Ula (PP). Para uns o mandatário é um ingrato, para outros um dissimulado. Como é uma avaliação subjetiva, cada qual avalia de forma livre e do jeito que melhor entender.

Cunhado

O principal coordenador da campanha eleitoral de Confúcio Moura em 2010, o cunhado Assis, foi visto degustando um suculento filé num sofisticado restaurante no shopping Porto Velho. Figura conhecida nos meios políticos e empresariais, o cunhado do governador andava sumido da vida social desde o ano passado. É possível que a campanha eleitoral seja o principal motivo da reaparição.

Teatro

É impossível deixar de reconhecer que a inauguração do teatro municipal da capital no final da campanha foi um lance de marketing bem mensurado pelos próceres palacianos. Também é impossível deixar de registrar que a casa é um espaço importante na difusão da cultura rondoniense. Espero que não seja utilizado apenas pelos mesmos privilegiados escolhidos a dedo para inauguração e afagar o ego do mandatário de plantão. A casa da arte é do povo, assim esperamos que seja. Apesar dos bobos da corte o batizarem de palácio.

Espetacular

A reviravolta dada por Dilma Rousseff em cima de Marina Silva desmonta a posição inicial de que os truques dos marqueteiros não surtiriam efeitos nestas eleições presidenciais. Ledo engano, nunca antes neste país o marketing foi tão usado em abundância. Por todos os candidatos. Inclusive pelos pigmeus que disseminam a homofobia.

Atentado

Os tiros que atingiram um carro da Justiça Eleitoral na região da BR 429, entre São Francisco e Costa Marques, são repugnantes porque atentam contra a própria democracia. É preciso uma resposta imediata e implacável das instituições para que não se abra um perigoso precedente. Tem político que não engana ao passar recibo de gato por lebre.

Desgastado

O prefeito de Cacoal, Padre Franco (PT), a persistir a forma de administrar o município o prefeito vai chegar (se chegar) ao final do mandato com índice abaixo de zero. Pense num vigário teimoso. A última foi ordenar a ocupação de uma unidade hospitalar privada, visto que a municipal está desmantelada.

Prognóstico

Interessante o prognóstico feito pelo Globo nesta terça-feira apontando os candidatos aos governos com chances reais de vencer no primeiro e segundo turno, segundo as projeções de hoje. Rondônia está entre eles, claro!

Curiosidade

Uma quantidade enorme de camisetas amarelas desembarcou no estado. Não informaram a coluna o atacadista ou loja que tenha adquirido o produto em volume tão expressivo. Curioso, né?

Avião

Há algo no ar que não é avião.

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Deixe uma resposta