Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Resenha Política – Robson Oliveira

0

Contas

Embora não impeça Confúcio Moura (PMDB) de registrar a provável candidatura de reeleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve o julgamento que considerou irregular as contas apresentadas pelo comitê eleitoral da campanha de 2010, quando Moura venceu as eleições para governador, e negou seguimento a um recurso intentado pela defesa do peemedebista.

Tom

Os petistas começaram a apimentar o tom da campanha estadual com críticas acerbas em direção aos pré-candidatos Expedito Junior (PSDB) e Confúcio Moura (PMDB). Para o deputado padre Ton, o tucano é um ex-ficha suja e o peemedebista um governador desgastado. Esquecem que no PT ambos os substantivos abundam, pois há muitas ilustres sujidades dispostas em disputar as eleições. Diz o ditado popular: um sujo falando de um mal lavado.

Reciprocidade

O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, decidiu pressionar o presidente nacional do PT, Rui Falcão, para que as duas agremiações se coliguem em Rondônia. Mesmo sabendo que os petistas rondonienses são críticos ferozes da administração peemedebista, Raupp trabalha para que apoiem Confúcio Moura e indiquem um nome para compor a chapa de vice-governador. É possível que o senador consiga um acordo impositivo por cima, o que não significa que garanta reciprocidade da militância. Anselmo de Jesus é o nome que o PMDB sonha para compor a chapa majoritária.

Blefe

O deputado estadual Maurão de Carvalho continua plantando notinhas na mídia na tentativa de garantir espaço entre os pré-candidatos ao Governo. Esta coluna já informou que a pré-candidatura é blefe e não resiste a uma entrevista de desaprovação do mandatário do PP, Ivo K-sol. Embora o deputado estadual se esforce em inflá-la. Ademais, não há registros na crônica política estadual indicando que Maurão de Carvalho tenha cacife e envergadura eleitoral para transformar o blefe em realidade. Nem com reza forte dos fiéis onde congrega durante as campanhas.

Cascata

Chegaram a especular sobre a eventual possibilidade do deputado federal Carlos Magno ser o pré-candidato do PP ao Governo de Rondônia. Convalescendo de um complexo transplante de fígado, o parlamentar é carta fora do baralho das eleições. Além dos problemas relacionados com o transplante, há um impedimento jurídico: Carlos Magno está inabilitado pela lei da ficha limpa.
Cacife

Enquanto o clã K-Sol faz suspense em relação a pré-candidatura de Ivone ao senado Federal, a caçula da família, a bela Karine, decidiu encarar a convenção pepista por uma indicação a Assembleia Legislativa. Cacife eleitoral a família dispõe para emplacar a rebenta e ela começa a usar da palavra nos eventos em Rolim de Moura. Tem demonstrado talento para política.

Abespinhado

Provocou muita irritação ao deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) a ameaça de ficar sem legenda para disputar as eleições caso não controle a língua. A ameaça teria partido do líder do PSD na Câmara Federal, deputado federal Rubens Moreira Mendes. Dificilmente o pito dado seja levada a cabo pela simples razão do partido necessitar dos seus votos na soma do coeficiente para deputado federal, embora tenha deixado o língua solta abespinhado. Como sofre de incontinência verbal é provável que passe a fustigar ferozmente Moreira Mendes.

Desconfiado

Os governistas andam desconfiados com a aparente tranquilidade dos órgãos de controle, visto que, em reservado, é cada vez mais forte o comentário de que vem barulho policial por aí. Ninguém sabe ao certo do que se trata, ou se os comentários são verdadeiros. Mas a calmaria perturba muito e açula a desconfiança. Principalmente próximo a uma copa do mundo.

Fichados

Impossibilitados de concorrerem a cargos eletivos por estarem encrencados pela lei da ficha limpa os ex-deputados Marco Donadon e João da Moleta preparam suas esposas para disputarem uma vaga na Assembleia Legislativa. Kaka Mendonça, outro parlamentar fora do pleito, avalia, entre a parentalha, qual o mais promissor nas urnas. Carlão de Oliveira tentará manter o filho Jean em mais um mandato, embora o moleque tenha se envolvido recentemente em muita traquinagem.

Engodo

Enquanto os recursos federais para a reconstrução dos municípios atingidos pela cheia do madeirão não aportarem nos cofres municipais é preferível que os respectivos prefeitos não prometam aquilo que jamais poderão cumprir. A construção de novos distritos, por exemplo, pode virar mais um novo engodo como estão sendo as promessas da transposição e da duplicação da BR 364.

Espaço

As obras do Espaço Alternativo que vão permitir à população da capital a boa prática dos exercícios físicos estão bem adiantadas. Deverá ser principal feito do governo estadual em Porto Velho que servirá de propaganda no guia eletrônico eleitoral durante a campanha. Reside neste eleitorado a principal resistência à permanência de Confúcio Moura como inquilino do palácio Vargas. A obra é da melhor qualidade. Já o governador.

Comentários
Carregando