Estilo de vidaGastronomia & Saúde

Como emagrecer de verdade? Saiba as “fake news” espalhadas sobre perder peso

0
Getty Images

Notícias falsas sobre tema podem colocar objetivos de cada pessoa em risco

Nos últimos anos, as chamadas ” fake news “, que são notícias falsas, tomaram conta das redes sociais. E entre essas afirmações que não são confiáveis estão, inclusive, dicas de como emagrecer.

De acordo com a nutricionista Erica Fernanda, do Hospital 9 de Julho, de São Paulo, um dos motivos dessas “dicas” de como emagrecer se propagarem é o fato das crenças populares se somarem ao apelo emocional e às tais ” dietas milagrosas”, que muitas vezes prometes resultados rápidos, fáceis e duradouros.

O maior problema é que essas notícias falsas sobre saúde, alimentação e bem estar podem não apenas evitar que a pessoa conquiste resultados duradouros com mudanças na alimentação e atividades do dia a dia, mas, pior, podem gerar consequências mais graves.

“Sem a informação correta, as pessoas podem acreditar na notícia e prejudicar sua saúde ao fazer dietas ou exercícios errados”, explica Erica, que lembra as “fake news” não surgiram apenas na era da internet e das redes sociais. “Na época da escravidão, os senhores do engenho criaram a crença de que comer manga com leite fazia mal, só para evitar que os escravos roubassem o leite da fazenda, mas não existe comprovação científica sobre isso”.

Confira “fake news” sobre como emagrecer

» Beber água quente com limão em jejum emagrece: fake news

De acordo com a nutricionista, além de essa técnica não eliminar gordura, como promete, também não existe nenhuma comprovação científica sobre benefícios de se beber água quente com limão ainda em jejum.

“Alguns alimentos podem ajudar na perda de peso, como os termogênicos, que aceleram o metabolismo e o gasto de energia, como a cafeína”, explica a especialista, porém ela alerta que nenhum alimento é capaz de eliminar peso.

A ingestão de líquido, de forma geral, ajuda na hidratação e desinchaço do organismo, mas para perder peso e queimar gordura deve-se diminuir as calorias totais ingeridas durante o dia, consumir menos açúcar, alimentos ricos em gorduras e praticar exercícios físicos.

» Chocolate diet engorda menos do que o tradicional: fake news

Os produtos que são diet não apresentam açúcar entre os ingredientes, mas isso não quer dizer que eles são recomendados como forma de como emagrecer. Erica explica que, apesar de não ter açúcar, o alimento diet tem mais gordura saturada que os produtos convencionais.

Isso acontece para que os produtos diet tenham sabor próximo aos dos que são feitos com açúcar, mas isso aumentam as chances desse alimento ser mais prejudicial à saúde e conter mais calorias. Sendo assim, são recomendados para quem não pode consumir açúcar mesmo, como as pessoas com diabetes.

» Comer abacaxi após as refeições emagrece: fake news

O abacaxi, quando consumido após as refeições, pode, sim, ajudar no processo de digestão. Por outro lado, a fruta não faz “milagres” e não é uma forma de como emagrecer mais facilmente. De acordo com a nutricionista, o abacaxi não diminui os valores calóricos dos outros alimentos também não interfere na absorção das gorduras das refeições.

» Carboidratos integrais não engordam: fake news

Outra fake news sobre como emagrecer é a afirmação de que os carboidratos integrais não engordam. Erica explica que os alimentos integrais possuem as mesmas ou até mais calorias que os alimentos refinados.

A única diferença é que são ricos em vitaminas, minerais fibras e são absorvidos pelo corpo mais lentamente, o que dificulta que a pessoa engorde, por ter saciedade por mais tempo. Mas se forem consumidos em excesso, também podem elevar o peso, alerta a especialista.

Sendo assim, a principal dica da especialista é que, ao receber mensagens com dietas e dicas “milagrosas” para perder peso, a primeira coisa que a pessoa deve fazer é desconfiar. “Não existe fórmula mágica para o emagrecimento. Então, caso alguém receba mensagens com receitas milagrosas, desconfie, procure um especialista e não repasse para outras pessoas”.

Quando o assunto é emagrecimento, é preciso entender que o processo exige dedicação e, muitas vezes, não é fácil. As dicas principais são sempre encontrar uma alimentação balanceada e passar a praticar atividades físicas que gerem prazer para a pessoa. Mas, infelizmente, nem sempre isso basta para perder peso.

Sendo assim, é importante sempre conversar com especialistas, às vezes até mais de um, para entender e encontrar a melhor forma de como emagrecer . Nessa hora, vale até mesmo conversar com psicólogos, já que esse profissional pode indicar se existe uma causa psicólogica para o excesso de peso. Lembre-se sempre: cada pessoa é única e precisa passar por um processo único para conseguir encontrar o peso ideal para si.

Fonte: delas.ig

Painel Político
Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Termina hoje prazo da pré-seleção em lista de espera do Fies

Previous article

Agorafobia: ‘por que passei 15 horas fugindo do casamento da minha melhor amiga’

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *