Comportamento

Galinhas preferem pessoas atraentes, mostra estudo

0

As aves são muito mais espertas do que você pensa

Sabemos a importância de ter um pouco de luz para superar os dias escuros do inverno.

Isso também é importante para galinhas.

Quando Danielle Smith perguntou: “Por que as galinhas precisam de muitas horas de luz para colocar ovos?”, nos buscamos alguns profissionais aviários.

Luz dos ovos

As galinhas são “fotoestimuladas”, ou seja, precisam de luz para produzir ovos, disse Claudia Dunkley, pesquisadora da Universidade da Geórgia.

Após ser exposto a 12 horas de luz natural ou artificial, o hipotálamo da galinha causa a liberação de um hormônio reprodutivo que provoca a colocação de ovos. O hormônio, a gonadotrofina, é o mesmo que inicia o ciclo reprodutivo humano.

No inverno, quando há menos luz do dia, as aves “que não são mantidas em casas com fornecimento de luz por longos períodos deixarão de botar ovos”, diz Dunkley.

As galinhas não precisam se acasalar com um galo para colocar ovos, apenas para os ovos que produzem pintinhos. As galinhas podem colocar cerca de um ovo a cada 24 horas.

Estranhamente, a cor dos ovos da galinha às vezes coincide com a cor dos lóbulos das orelhas das aves.

“Normalmente, as raças com lóbulos brancos colocam cascas de ovos brancas e aquelas com lóbulos vermelhos colocam cascas de ovos marrons”, disse Jacqueline Jacob, cientista de aves da Universidade de Kentucky.

FOTO DE GLASSHOUSE IMAGES, ALAMY

Nenhum cérebro de ave

Os animais domesticados que conhecemos como galinhas descendem do galo-banquiva, domesticado no Sudeste Asiático há cerca de 8 mil anos.

Como as aves evoluíram em ambientes em constante mudança que exigiam a procura diária por alimentos, “não é surpreendente que [eles sejam] cognitivamente complexos em certas coisas”, como a navegação espacial, disse Richard Blatchford, cientista de aves da Universidade da Califórnia, em Davis.

Por exemplo, em experimentos, pintinhos treinados podem julgar distâncias absolutas e relativas ao alimento mesmo quando essas distâncias são alteradas.

“As galinhas vem sendo usadas para estudar a cognição animal há muito tempo”, acrescenta.

Conte suas galinhas

Por exemplo, galinhas podem reconhecer até 30 outras galinhas individualmente, e os pintinhos gravam a imagem da mãe entre 24 a 36 horas depois de nascer, diz Dunkley.

Um estudo mostrou pintinhos completando a imagem de um triângulo vermelho parcialmente obscurecido, sugerindo que os pássaros podem imaginar objetos parcialmente escondidos em suas mentes.

Não só isso, os pássaros podem reconhecer e discernir as pessoas com base em seus rostos. E, aparentemente, eles gostam de seres humanos bonitos.

Um artigo de 2002 descobriu que as galinhas têm a mesma preferência para certos rostos humanos que os humanos, “levando em conta coisas como simetria” nas características, uma das medidas subconscientes da atratividade, diz Blatchford.

No estudo, os cientistas treinaram quatro galinhas para reagir a fotografias de um rosto feminino médio, mas não de um rosto masculino médio, e vice-versa para dois galos.

Então, a equipe mostrou imagens a essas aves treinadas de rostos com traços exageradamente masculinos e femininos.

As galinhas bicaram mais as telas mostrando faces simétricas, revelando as mesmas preferências que as 14 pessoas que haviam feito o mesmo experimento.

O estudo é limitado porque testou apenas um pequeno número de galinhas e seres humanos. Mas os resultados podem sugerir que a admiração mútua pela simetria está enraizada no sistema nervoso e não necessariamente devido a influências culturais.

Do National Geografic

Alan Alex
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Margarina x manteiga: qual a melhor opção para a saúde?

Previous article

A embaraçosa razão pela qual os homens têm melhor senso de direção que as mulheres, segundo estudo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *