Sociedade

Porto Velho Shopping expõe projetos de sustentabilidade

0

Na semana do Meio Ambiente todos os trabalhos sustentáveis implementados no shopping estarão na Praça de Eventos Calama

Nesta segunda-feira (4) começa a Exposição Projetos Sustentáveis Porto Velho Shopping. É o início da semana do Meio Ambiente, quando todos os trabalhos de sustentabilidade implementados pelo empreendimento estarão expostos na Praça de Eventos Calama, 1º piso das 10h às 22h até o dia 10 de junho.

Com o objetivo de incentivar a conscientização ambiental, a exposição foi criada para mostrar os diversos projetos que são realizados dentro do shopping. Entre eles o reaproveitamento do óleo de cozinha para fabricação de sabão, a horta orgânica, a compostagem e o ecoponto – tapume para coleta de resíduos reaproveitáveis.

A Fábrica de sabão foi o primeiro projeto, efetivado em novembro de 2017. Um recipiente para captação do óleo de cozinha usado pelas lojas das praças de alimentação fica em um depósito da Doca 1. Em média são gerados seis mil litros de óleo retirados semanalmente por uma empresa terceirizada que faz a destinação correta. Deste óleo, o shopping consegue guardar 10% para a fabricação de sabão feita pelos próprios funcionários da conservação. Até abril de 2018 foram produzidas 1.420 pedras de sabão com 119 litros de óleo.

Outros projetos

A compostagem é feita através da coleta de restos de comida in natura como, frutas, legumes, verduras, borra de café, folhas secas e grama cortada, dos lojistas parceiros. A coleta começou em janeiro de 2018 com dois restaurantes para experimentar a compostagem. Com isso já foram colhidos 164 quilos de comida até abril de 2018 que por sua vez gerou 240 quilos de adubo composto.

Horta Orgânica

Em 2018 também foi iniciado o projeto de horta, baseado na compostagem. São canteiros de horta adubados pela compostagem. A projeção é de 600 mudas de hortaliças na horta, com sua produção total.

Ecoponto – Tapume Sustentável

O último projeto lançado foi o Tapume Ecoponto de coleta de materiais recicláveis que fica localizado no 2º piso ao lado da Loja Svim. Além de mostrar a preocupação do shopping como desenvolvimento sustentável através da importância da reciclagem, a iniciativa está em conformidade com a lei 12.305/2010 que dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Como funciona: cliente e lojistas descartam os resíduos e o shopping destina para empresas de reciclagem. Recebemos no tapume materiais como papelão, plástico, latinhas, capsula de café, pilhas e baterias.

Fonte: assessoria

Painel Político
Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Pesquisa revela qual é a posição sexual preferida dos brasileiros

Previous article

5 lugares com a melhor vista de São Paulo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Sociedade