Estilo de vida

Treinar dá mais fome? Treino curto funciona? Veja os mitos e verdades sobre academia

0

Confira o que é certo sobre treinos aeróbicos e de fortalecimento muscular

Na hora de iniciar uma atividade física nova é sempre importante se informar bem antes de começar, já que alguns mitos e verdades que são ditos sobre o assunto podem prejudicar o nosso rendimento na academia ou até nos afastar da prática escolhida.

Mas afinal, quais os mitos e verdades que são ditos sobre academia? Será que treinar dá mais fome mesmo? Treino com menos de 30 minutos funciona? O horário do treino interfere no resultado? Confira o que diz o profissional de educação física Michel Gaido Garcia, da rede de academias Just Fit de Academias.

Mitos e verdades da academia

Treinar dá mais fome: verdade

De acordo com o profissional de educação física, treinar dá mais fome, sim, porque o gasto de energia gerado pelo esforço físico dá a sensação de que devemos repor tudo o que foi utilizado. E quanto maior o gasto calórico, maior a fome. Desta forma, manter uma alimentação equilibrada junto aos exercícios é essencial para alcançar os objetivos desejados.

Treino com menos de 30 minutos não gasta calorias: parcialmente verdade

Garcia explica que toda atividade física gera algum gasto de energia e, desta forma, de caloria. “Nos exercícios aeróbios moderados, podemos entender que as gordurinhas indesejadas serão combustível a partir dos 30 minutos de exercício contínuo, através da ativação de cascatas hormonais.”

Por outro lado, estudos já indicam que os treinos intervalados de alta intensidade e curta duração conseguem gerar a mesma queima de calorias ou até maior do que os exercícios contínuos com mais de 30 minutos de duração.

O horário do treino interfere nos resultados: mito

Apesar de o profissional de educação física afirmar que o horário do treino não interfere nos resultados, ele explica que relógio biológico de cada pessoa pode interferir, sim. “É preciso entender o seu próprio organismo”, alerta Garcia.

 Pouco peso e muita repetição ajuda a emagrecer: mito

“Musculação auxilia na aceleração do metabolismo de uma forma geral. Aliada aos treinamentos aeróbios, como a corrida, por exemplo, converge para um gasto energético que propicia o emagrecimento. Já a carga é uma variável de intensidade que pode ajudar no ganho de massa muscular”, explica o especialista.

Carboidrato deve ser ingerido antes, e proteína, depois do treino: parcialmente verdade

Garcia afirma que, de modo geral, na musculação o organismo precisa de energia, e sendo assim é importante a ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico antes de ir para a academia. Porém isso não é regra. O ideal é sempre buscar a opinião de um nutricionista para saber qual a melhor dieta para cada pessoa.

Excesso de carga pode causar lesão: verdade

“O aumento da quantidade de pesos na musculação , sem o acompanhamento de um profissional de educação física, pode levar à execução incorreta e possível lesão. As evoluções da carga devem ser gradativas e combinar com o volume de exercícios. Todo treino precisa ser bem orientado”, completa Garcia sobre os mitos e verdades da academia.

Fonte: delas.com

Painel Político
Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Facebook bloqueou mais de 1 bilhão de contas falsas, diz Mark Zuckerberg

Página anterior

Mansão de Cabral em Mangaratiba (RJ) é leiloada por R$ 6,4 milhões

Próximo artigo

Você também vai gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *