Cotidiano

Sábado inicia as ações da campanha contra o câncer de mama

Sábado inicia as ações da campanha contra o câncer de mama

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM) inicia neste sábado (05) uma série de ações voltada para a população do gênero feminino, alertando a importância do autoexame e, se for o caso, também a mamografia, para se  prevenção do câncer de mama.

A Coordenadoria realizará ações durante todo o mês de Outubro, com parceria com diversos órgãos públicos e a sociedade civil.

Esses eventos fazem parte da campanha Outubro Rosa 2013.

Confira a programação deste final de semana:

semed

Antônia Ferreira dos Santos

Neste sábado (5), a partir das 9h, uma equipe permanecerá na abertura da Corrida de Voadeiras, no Porto Cai N’água, distribuindo panfletos explicativos sobre o câncer de mama, autoexame, mamografia e cuidados necessários para evitar a doença. Para a coordenadora Antônia Ferreira dos Santos, a orientação será também estendida sobre a violência no gênero. “Também estaremos distribuindo materiais sobre os direitos da mulher e Lei Maria da Penha”, disse.

No domingo (6), a coordenadoria irá disponibilizar duas equipes.

Pela manhã, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), haverá palestra de conscientização da saúde da mulher e distribuição de materiais explicativos no bairro Planalto. À tarde, será dada continuidade com as mulheres do Projeto Raabe, na Rua Joaquim Nabuco, centro.

Ainda haverá no próximo dia 18, a partir das 8h, uma palestra aos funcionários do Sebrae.

Hospital do Câncer

outubrorosa

A carreta estará disponivel nos dias 21 a 23 de Outubro para a realização de exames

Na programação pela Coordenadoria, haverá nos dias 21 a 23 de Outubro uma equipe disponível do Hospital de Câncer de Barretos (SP), com uma carreta com equipamentos de última geração. Serão oferecidos 150 exames de câncer do cólo do útero e também fará 75 mamografias, através de uma equipe médica especializada. A carreta estará estacionada ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança, na Rua Lourenço Pereira Lima, bairro Embratel.
Antônia Ferreira comenta que será dada prioridade as mulheres que já são assistidas pelo Centro de Referência da Saúde da Mulher, que funciona anexo à Policlínica Rafael Vaz e Silva, no bairro Nossa Senhora das Graças, mas espera atender o máximo de mulheres possível. “Todo material coletado será levado para o laboratório do Hospital de Câncer em São Paulo, responsável por emitir o diagnóstico”, frisou a coordenadora de mulheres.

Parceiros

A coordenadora,  Antônia Ferreira informa que a CMPPM ainda dispõe de datas para realizar eventos em parceria com a sociedade civil organizada. O contato deve ser feito através do telefone 3901-3000. Ela apela a todas as mulheres que façam o autoexame ou procurem a unidade de saúde mais próxima.

Números

Governo Federal divulgou números que indicam que o ano de 2012 houve um crescimento de 37% na realização de mamografias em mulheres com idades entre 50 e 69 anos, em comparação ao ano 2010. Todos os atendimentos foram feitos pelo Sistema único de Saúde (SUS).

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!
Next article Nintendo anuncia controles especiai para Mario e Luigi
Previous article Mulher que matou o filho de fome é pega a 15 anos de prisão

Related posts

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Você pode ser o primeiro a comentar esta postagem postar comentário!

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta