Saiba mais sobre a Zoonoses

As Zoonoses são doenças naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem. Aqui você saberá quais são as mais comuns, quais são seus agentes causadores, como isso ocorre e quais providências tomar.
A conscientização sobre as Zoonoses é muito importante, pois cuidando da saúde dos gatos, estará cuidando de você e também da sua família, além de estar exercendo a Posse Responsável.

 

Pulgas
As pulgas são parasitas externos e nossos gatos podem pegar no ambiente ou de outros gatos. As pulgas picam muitas vezes ao dia para se alimentar do sangue de seus hospedeiros, o que causa muita coceira, e algumas vezes alergia, feridas e até queda de pelos.

Se você encontrar pulgas no seu amigo ou encontrar aqueles famosos “pontinhos pretos”, que são as fezes da pulga adulta na pele e nos pelos, o ideal é buscar o quanto antes o tratamento mais adequado, conforme orientação do Médico Veterinário.

O ciclo de vida da pulga é complexo e longo, possui quatro fases de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulta. A fase que nós observamos no pet é apenas a adulta, que representa 5% de toda a infestação. As formas jovens correspondem aos 95% restantes e estão no ambiente onde o animal vive.

As pulgas adultas colocam vários ovos por dia, eles caem do gato no ambiente que ele frequenta, onde se desenvolverão nas fases seguintes antes de chegarem à fase adulta. Estas “jovens adultas” ficam no ambiente esperando a presença de um animal. Quando o pet passa por perto elas pulam nele para se alimentar, dando continuidade ao ciclo. Por isso quando há pulgas no animal é sempre importante lembrar que elas estão no chão também.

Por isso quando há pulgas no animal é importante lembrar que elas estão
no chão, nas camas, no sofá e por todos os outros lugares frequentados
pelos pets.
Parasitas intestinais

Os vermes intestinais, quando adultos, instalam-se no aparelho digestivo e trazem riscos para a saúde dos nossos amigos e toda a família. Os gatos podem constantemente adquirir vermes intestinais de diversas maneiras:

  • ingestão de ovos e larvas presentes no ambiente;
  • penetração de larvas na pele do animal;
  • ingestão de hospedeiros intermediários (pulgas e piolhos);
  • ingestão de hospedeiros paratênicos (roedores);
  • transmissão da mãe para os filhotes na gestação ou amamentação.
  • Existem dois grandes grupos de vermes intestinais, os “vermes redondos” (nematoides) e os “vermes chatos” (cestoides).

Os vermes redondos têm formato cilíndrico, não têm divisões, sua pele é firme e elástica. As espécies mais comuns são o Ancylostoma spp e o Toxocara spp.

Os vermes chatos, também chamados de tênias, são achatados com a aparência de uma fita, com várias divisões e são transmitidos pela ingestão de um hospedeiro intermediário, que podem ser pulgas, roedores ou carne crua.

As espécies mais comuns são o Dipylidium caninum, que tem como principal hospedeiro intermediário a pulga. Ela pode ser ingerida acidentalmente pelo gato quando ele se coça ou se lambe. As tênias podem ser adquiridas pela ingestão de roedores ou carne crua (Ex: bovinos, ovinos e suínos).

Moscas e Mosquitos

Pequenos, mas perigosos, os mosquitos podem causar muito desconforto e transmitir doenças. Somente as fêmeas picam, sendo responsáveis pela transmissão de doenças.

Os culicídeos são mosquitos que se reproduzem em água parada, a este grupo pertence o mosquito transmissor da dengue para os humanos.

Ácaros

As doenças de pele são muito comuns em gatos e existe uma grande variedade de causas, que só mesmo um Médico Veterinário pode diagnosticá-las. Por isso, quando notar qualquer alteração de pele, como queda de pelos, coceira ou vermelhidão, procure um Médico Veterinário que ajude na identificação da causa e no tratamento mais adequado para o nosso amigo.

As sarnas são doenças de pele muito conhecidas. Existem dois tipos mais comuns que acometem os gatos: a Sarna Otodécica, causada pelo ácaro Otodectes cynotis e a Sarna Sarcóptica, causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei ou pelo Notoedres cati.

 

Fonte:bayerpet

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!
Anterior «
Próximo »

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

  • twitter
  • googleplus

Deixe uma resposta

Direto de Brasília