Saiba quem são as empresas e pessoas envolvidas na operação da Caerd

Investigações apontam desvios de mais de R$ 8 milhões em licitações direcionadas

A Polícia Civil de Rondônia deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Kairós, na Companhai de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD.

O foco da operação é reprimir uma organização criminosa atuante em processos licitatórios da Caerd, cujo funcionamento teria amparo de servidores da autarquia, em nível de gestão, e com a finalidade obter vantagem econômica ainda que para isso tivessem que promover falsidades documentais diversas, descumprir a lei de licitações praticando o fracionamento de despesa, fraudando o enquadramento e publicidade do certame, terceirização da atividade fim, induzindo o resultado da licitação, dentre outros.

A investigação teve início em julho de 2015 e desde então foram produzidas provas que comprovaram a existência e atuação desse grupo criminoso e que culminou na operação de hoje, com um total de 11 investigados principais.

Durante a investigação se verificou que outros procedimentos licitatórios apresentavam o mesmo modus operandi,daí a necessidade de ampliar a apuração para dimensionar o tamanho do esquema criminoso. Veja quem foram os alvos:

Buscas da Operação Kairós

Residência de Elias B. Dias

Escritório de Contabilidade de Elias B. Dias

Residência de Edmar Ferreira de Sena

Escritório de Contabilidade de Edmar Ferreira de Sena

Construtora Raíssa – Responsável pela manutenção comercial do abastecimento de água em Cujubim, Ariquemes, Rio Crespo, Alto Paraíso, Monte Negro, Cacaulância, Jaru, Theobroma, Machadinho e Vale do Anari.

Pontal Construções e Material de Construção – execução da rede de ampliação em Guajará-Mirim, Ouro Preto, Porto Velho e Machadinho.

Foram afastados/sofreram buscas

América Maria Ruiz de Lima Verde Ferreira

Aurilene Ferreira da Silva Coelho

Sérgio Augusto Portocarrero Ramos

Landoaldo Teles Novais

Rosinete Gomes Nepomuceno Sena

Mária de Fátima Gomes de Oliveira Marques

Wilson Pereira Lopes

Elias Barboza Dias

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta