Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Sede da Apae, quadra esportiva e anfiteatro serão entregues à população

0

A Prefeitura de Porto Velho, por meio das ações da Secretaria Municipal Extraordinária de Programas Especiais (Semepe), ao longo da última quinzena, vem realizando vistorias e inspeções de obras de compensações sociais e ambientais. Algumas delas pendentes desde 2012. Fruto dessas ações, serão inaugurados até meados deste mês o Bloco 1 da Sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e também uma quadra esportiva e um anfiteatro no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica). Ambas as construções foram custeadas com recursos advindos de compensações sociais repassadas pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), empresa responsável pelas obras da Usina Hidrelétrica Jirau.

Segundo explicou o recentemente empossado secretário da Semepe, Vicente Bessa Junior, com as vistorias foram detectadas pequenas discrepâncias nas obras em relação aos projetos originais. Assim que apontados os defeitos, a Jirau contactou as construtoras, que imediatamente realizaram os reparos, de forma que as obras pudessem ser definitivamente entregues. “Estamos agora apenas providenciando as placas e marcando a data de inauguração para entregar essas obras à sociedade”, afirmou.

A Presidente da Apae, Gilca Moraes, informou que a nova sede funcionará na Avenida José Vieira Caúla esquina com Rua Cristina, no Bairro Igarapé. O Bloco 1 se compõe de cinco salas, sendo uma brinquedoteca, uma sala de informática e três salas para administração. A Apae também está recebendo da empresa Engecom – Engenharia Comércio e Indústria Ltda – a doação do Bloco 2, composto por oito salas de aulas e banheiros. A instituição atende a 94 alunos e seu funcionamento tem ocorrido em prédio alugado, ao valor de R$ 6.000,00 mensais. Esse recurso será agora economizado, a fim de proporcionar a construção do terceiro bloco. “Durante esta semana será feita a adequação das redes de água e energia, de forma que na próxima semana estaremos nos mudando definitivamente para a nova sede. Vai ficar faltando apenas a instalação do Bloco 3, que são a cozinha e o refeitório, mas em breve vamos providenciar essa parte”, esclareceu a presidente.

A secretária municipal de Assistência Social (Semas), Josélia Ferreira, informou que as obras na Cica, instituição que se situa na Avenida Rio de Janeiro com 7 de Setembro, referem-se a uma quadra esportiva e um anfiteatro para 200 pessoas. “Também estão sendo reformadas algumas salas, mas, sobretudo, é a quadra de esportes que trará maior satisfação a nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

A inauguração das obras acontecerá durante a próxima semana. A Semepe, conforme assegurou o novo secretário, continuará trabalhando para que outras construções oriundas de compensações sejam entregues, tais são os casos do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) na Avenida Guaporé, um campo de futebol em Nova Mutum, a Casa do Empreendedorismo, o Parque Natural de Porto Velho e um Galpão em Abunã. “Estamos nos empenhando para retomar obras que já poderiam ter sido entregues, mas também vamos buscar novas formas de compensação. Há empresas que estão se beneficiando bastante com os recursos desta região, é justo que elas cooperem para maior elevação do índice de desenvolvimento humano da sociedade local”, concluiu Bessa.
Fonte: Comdecom

Comentários
Carregando