Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Sema lança Plano de Arborização nesta quinta-feira

0

Nessa quinta-feira a partir das 9 horas da manhã, no Palácio Tancredo Neves (Gabinete do Prefeito) acontece o lançamento do Plano de Arborização de Porto Velho para os anos de 2013/2014. O prefeito Mauro Nazif, juntamente com demais autoridades receberão os detalhes da ação pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

O secretário da Sema, Edjales Brito apresentará as primeiras etapas do trabalho que busca melhorar o paisagismo da cidade em vias e margens de rios e igarapés, bem como o sombreamento. “Faremos a substituição das árvores (Sycomourus Ficus) Ficus, que tem sido uma das causadoras de alagamentos em vários pontos da cidade, pelo fato de suas raízes invadirem as galerias de escoamento de águas pluviais. Elas serão trocadas por mudas de Licania Tomentosa a popular Oiti conhecida pela sua capacidade de sombreamento. Visando o paisagismo serão plantadas mudas de Tabebuia heptaphylla (Ipê Rosa e o Tabebuia alba (Ipê Amarelo). “Serão cerca de 8 mil mudas que iremos plantar em nossa cidade, já que a arborização foi uma das bandeiras defendidas pelo Prefeito Mauro Nazif”, comenta Edjales.

O prefeito lembrou no dia da apresentação do projeto que, hoje em dia, a arborização desempenha diversas funções importantes nas cidades, relacionados a aspectos ecológicos, estéticos e sociais. Além disso, as árvores também proporcionam sombra, amenizam a temperatura e aumentam a umidade relativa do ar, melhoram a qualidade do ar e amenizam a poluição sonora. “Temos que pensar Porto Velho como um todo. Daí a importância de se ampliar a oferta de serviços públicos que necessitam e utilizam espaços comuns, interagindo com a paisagem e o meio ambiente, principalmente com a arborização. Os habitantes de uma cidade bem arborizada percebem e valorizam os benefícios ambientais, sociais, paisagísticos e patrimoniais proporcionados pelas árvores e pelos espaços verdes existentes, mas não abrem mão de serviços públicos de qualidade”, disse.

Planejamento

O planejamento é a palavra de ordem para o plantio que inicia neste período até 2014. Um dos problemas detectados pela Secretaria de Meio Ambiente, foi a falta de planejamento nos plantios anteriores. De acordo com o secretário Edjales Brito, osproblemas são sentidos hoje pela população. “Esse conflito é gerado por causa do plantio de árvores inadequadas, porque essas espécies, ao se desenvolverem, comprometem equipamentos urbanos, como fiações elétricas, encanamentos, calhas, calçamentos, muros, postes de iluminação, e tantos outros. Por isso, existe a necessidade de um manejo constante e adequado voltado especificamente para a arborização de ruas. E é isso que esse planejamento vai dar a cidade para que tenhamos menos interferência das árvores com prédios e construções; menores problemas com doenças; menor manutenção e menores custos em termos de podas de limpeza e remoção de árvores; menores danos”, explicou o secretário.

As mudas que serão plantadas, terão a medida de 1 metro e meio, até 2 metros e 20 centímetros. As ações principais já começaram, a vários canteiros importantes como o da avenida Mamoré serão beneficiados com o plantio das novas mudas.

Comentários
Carregando