Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Seminário debate eleições limpas

0

Com inscrições gratuitas, um seminário vai debater amanhã, dia 16, todos os aspetos normativos para o processo eleitoral deste ano, com o objetivo de garantir eleições limpas. A iniciativa é do Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral e OAB. O evento é aberto ao público, em especial aos contadores, advogados, administradores financeiros, candidatos e partidos políticos. Os profissionais de contabilidade podem fazer a inscrição pelo site do CRC.

O Seminário Eleitoral de Rondônia será realizado no auditório da Ordem dos Advogados, a partir das 8 horas, com o credenciamento dos participantes e solenidade de abertura. A primeira palestra será às 9.30hs e abordará a atuação da justiça eleitoral nas eleições 2014. As 10.30hs, um representante da OAB vai enfocar os aspectos legais da eleição, seguido por debates. No período da tarde, a partir das 14 horas, será detalhado o procedimento para a prestação de contas da eleição e a atuação do contador. O encerramento será com um happy hours às 18 horas. Todos os participantes receberão um exemplar do livro “Partidas Dobradas, Eleição 2014, Contabilidade Necessária” de autoria do contador José Appel Mattos e dos advogados Bruno Mendes e Davi Oliveira Rios. O livro é um manual com orientações e procedimentos para a prestação de candidatos, partidos e coligações.

As novas regras para o processo eleitoral 2014 inovam em vários aspectos, entre eles, nos procedimentos de prestação de contas, para garantir maior transparência e padronização. Resolução da Justiça Eleitoral exige que a prestação de contas seja feita por profissional de contabilidade.

Para a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia, Vilma Fátima, a resolução é benéfica aos candidatos e partidos políticos, pois a prestação de contas será feita dentro da melhor técnica, evitando questionamentos e garantindo a transparência que o documento deve ter. A Presidente do CRC destaca também que a necessidade do profissional da contabilidade é em toda a campanha eleitoral, desde o planejamento, arrecadação e realização de despesas com aplicabilidade dentro dos limites e objetos em que a norma define, bem como a obrigatoriedade de uma movimentação bancária conciliada com as regras do Banco do Central.

Alexandre Badra

Fonte: tudorondônia

Comentários
Carregando