Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Semusa realiza oficina sobre saúde do homem

0

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou na sexta-feira (11), no auditório da Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnológicas (Fatec), uma oficina voltada à atenção básica relacionada à saúde do homem. O curso foi destinado aos agentes comunitários do sexo masculino e teve como principal objetivo tratar sobre as práticas de prevenção que os próprios agentes devem assumir em suas vidasa pessoais.

Agentes acolhimento 800px 03 O secretário da Semusa, Domingos Sávio, enfatizou a importância do cuidado pessoal na manutenção de uma vida saudável para quem atua junto à comunidade. “Para que os agentes saibam convencer os homens que serão visitados nas residências sobre a seriedade do controle do colesterol, o controle do triglicerídeo, a importância dos exames de próstata e de outros procedimentos semelhantemente indicados para esse grupo da população, é preciso que eles próprios sejam cuidadosos quanto a isso tudo em suas vidas privadas. Infelizmente, ainda observamos que muitos homens ainda conservam muitos preconceitos quanto aos tratamentos de saúde necessários para uma vida com qualidade, e muitas vezes observamos isso entre os próprios agentes de saúde, incluindo médicos. Assim, estamos agindo no sentido de capacitar nossos agentes comunitários para que eles tenham maior sensibilidade no trato com essas situações”, explicou.

Agentes acolhimento 800px 02 Além de motivar aos agentes para que ultrapassem seus próprios preconceitos e indiferenças quanto aos tratamentos e ações preventivas para poderem se apresentar capacitados para ajudar outros homens nesse sentido, o curso também tratou de questões técnicas referentes às formas de abordagem desses profissionais nas famílias a serem visitadas em suas atuações de rotina. “Estamos seguindo as recomendações do Sistema Único de Saúde (SUS), que indica a atuação educativa e preventiva como o caminho mais acertado e menos oneroso para que o poder público promova a saúde nas comunidades. O investimento nessas iniciativas pode significar grande economia com os custos dos tratamentos”, concluiu o secretário.

Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Comentários
Carregando