Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Semusa realizará a II Ação Integral à Saúde do Homem Ribeirinho

0
Saude_homem_267px_02
Marcuce Antonio, Coordenador Municipal de Saúde do Homem

A coordenação de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) realizará nos dias 06 e 07 de Dezembro a II Ação Integral à Saúde do Homem no Baixo Madeira. A ação será no distrito de São Carlos do Jamari, onde serão oferecidos para a comunidade ribeirinha consulta médica com clínico geral, aferição de pressão arterial, testes rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, exames de próstata (PSA) e dosagem de glicemia. Os atendimentos acontecem das 8h às 18h dos respectivos dias.

De acordo com o coordenador municipal de Saúde do Homem, Marcuce Antonio, as atividades terão um caráter preventivo. “O objetivo das ações nesses dias, é de trazer a população masculina para as práticas de cuidado com a própria saúde, em especial a esta população ribeirinha que possui características peculiares em seu processo saúde-doença”, afirmou.

No Brasil, as doenças mais comuns entre os homens são as do coração, cerebrovasculares (acidente vascular cerebral ou derrame), hipertensão, obesidade e diabetes. Para tratar com esse público específico, o Ministério da Saúde (MS) criou a política nacional de atenção integral da saúde do homem  com idade entre 20 a 69 anos.

A finalidade é contribuir de modo efetivo a redução de doenças e mortalidades para o gênero, desenvolvendo metas de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação dos agravos à saúde do homem, sobretudo nos serviços oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS).

A política de saúde do homem foi implantada em Porto Velho neste ano, tendo  início as atividades de sensibilização das equipes de saúde da família por meio de ações de promoção a saúde.  A Semusa planeja para o próximo ano oficinas, capacitações e seminários para orientação. “As ações de educação permanente  irão treinar os profissionais da rede de saúde municipal para diagnóstico mais rápido de possíveis doenças. O que homem portovelhense deve fazer é procurar anualmente fazer seu check-up, se caso houver alguma alteração, é possível detectá-la com antecedência”, diz o secretário municipal de Saúde, Domingos Sávio.

Fonte: Semusa

Comentários
Carregando