Serra e Romário lideram corrida ao Senado em SP e RJ

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira sobre intenções de voto para o cargo de Senador apontou preferência pelo ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo e pelo ex-jogador Romário (PSB) no Rio de Janeiro. Ainda segundo o instituto, Antonio Anastasia (PSDB) lidera em Minas Gerais, Reguffe (PDT) é o preferido no Distrito Federal e João Paulo é o mais citado no Pernambuco.

Entre o eleitorado paulista, José Serra aparece com 33% das intenções de voto, contra 24% de Eduardo Suplicy (PT). Em terceiro lugar, aparece o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD), com 7% das intenções de voto. A candidata Ana Luiza (PSTU) foi citada por 2%. Fernando Lucas (PRP), Kaka Wera (PV), Marlene Campos Machado (PTB) e Genildo Moreira (PSB) aparecem com 1% das intenções de voto.

Com menos de 1% dos votos aparecem os candidatos Edmilson Costa (PCB), Senador Flaquer (PRTB) e Juaraci Garcia (PCO). Indecisos somam 18% das respostas e 12% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou nulo.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto e foram entrevistados 1.572 eleitores em 79 municípios de São Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o número SP-00017/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00419/2014.

Rio de Janeiro
Entre os fluminenses, Romário (PSB) lidera na corrida eleitoral ao Senado com 37% das intenções de voto. Cesar Maia (DEM) aparece com 22% e o candidato do PCB, Eduardo Serra, tem 5%. Carlos Lupi (PDT) recebeu 3% das intenções de voto.

Pedro Rosa (PSOL) e Lilam Sá (PROS) aparecem com 2% das intenções, seguidos por Heitor Fernandes (PSTU) e Diplomata Sebastião Neves (PRB), com 1%. Votos brancos e nulos somaram 17% e eleitores que não souberam ou não responderam 10%.

A pesquisa no Rio foi realizada pelo Ibope entre os dias 23 e 25 de agosto e foram entrevistados 1.204 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa, contratada pela TV Globo, foi registrada no TRE sob o número RJ- 00022/2014 e no TSE sob o número BR – 00418/2014.

Minas Gerais
O ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) lidera em Minas Gerais com 45% das intenções de votos para o senado. O segundo mais citado é o candidato Josué Alencar (PMDB), que aparece com 10%. A candidata Margarida Vieira (PSB) tem 2% das intenções de voto e os candidatos Edilson Nascimento (PTdoB), Geraldo Batata (PSTU), Graça (PCO), Pablo Lima (PCB) e Tarcísio (PSDC) aparecem com 1% cada.

Votos brancos e nulos somam 13% e 26% dos eleitores não responderam a pesquisa, que foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto e ouviu 1.806 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRe de Minas Gerais sob o número 00069/2014.

Distrito Federal
Na capital federal, o deputado Reguffe (PDT) lidera a disputa ao Senado com 29% das intenções de voto. Magela (PT) aparece com 16% das intenções, empatado tecnicamente com o senador Gim Argello (PTB), que tem 13% das intenções de voto.

Sandra Quezado (PSDB) aparece com 2% das intenções de voto e os candidatos Aldemário (PSOL), Robson (PSTU), Jamil Magari (PCB) tiveram 1% cada. Brancos e nulos somam 9%, e 28% não sabem ou não responderam.

A pesquisa Ibope foi feita entre os dias 23 e 25 de agosto e ouviu 1.204 pessoas em todo o Distrito Federal. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número DF-00034/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00425/2014

Pernambuco
Em Pernambuco, o candidato João Paulo (PT) tem 35% das intenções de voto para o Senado e é seguido por Fernando Bezerra Coelho (PSB), com 22%. Simone Fontana (PSTU) tem 2%, Albanise Pires (PSOL) e Oxis (PCB) aparecem com 1% cada. Indecisos somaram 24% e 15% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou nulo.

A pesquisa Ibope foi feita entre 23 e 25 de agosto e ouviu 1.512 eleitores, em 69 municípios. Ela foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número 00019/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR00424/2014.

 

Fonte: Terra

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário